Quarta-feira, Abril 24, 2024

BANCOS DESEMBOLSARAM APENAS 42 CRÉDITOS À HABITAÇÃO EM 2022.

Esta informação consta no relatório de contas de 2022 do Banco Nacional de Angola (BNA), no balanço que o supervisor bancário faz sobre o Aviso 9, um instrumento criado no ano passado para dinamizar o mercado imobiliário, que está longe de satisfazer as necessidades da população.

Por: apostolado
0 comentário

Os bancos receberam mais de 190 pedidos de crédito no âmbito deste instrumento que garante o pagamento de uma taxa de juro de até 7% nos primeiros 10 anos, tendo sido recusados 70. E até Dezembro de 2022, 48 estavam ainda em análise, enquanto 33 tinham sido aprovados, sem que as verbas tenham sido desbloqueadas.

Números muito baixos para aquilo que o instrumento do BNA prometia aquando do seu lançamento em ano eleitoral, com o banco central a ser alvo de críticas por ter criado um “trunfo” eleitoral que pouco viria a acrescentar ao difícil sector imobiliário do País.

OAviso9 que temos estado a citar determina que os clientes bancários que pretendam adquirir casa própria até um valor máximo de 100milhõe sKz para casais eu máximo de 50 milhões Kz, se for a título individual, devem pagar no máximo uma taxa de juro de 7% ao ano durante um período máximo de 25anos.

Por outro lado, a taxa de juro nominal máxima aplicável ao crédito à construção é de 10%, passando a variável a partir de 1 de Junho de 2027 tendo como indexante a taxa de referência do mercado interbancário para o prazo de 30 dias, acrescida de uma margem que não deve exceder os 1%. É obrigatório aos denominados bancos sistémicos (BAI,BFA,BIC,BPC, Económico, Atlântico, StandardBank, Sol e mais recentemente Keve e BNI).

Com estes números registados no ano passado (42 créditos no valor total de 2,7 mil milhões de kwanzas), é caso para se dizer que o sonho da casa própria tão almejado sobretudo por jovens, continua as era adiado pela banca comercial.

Repórter Delgado Teixeira

 

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies