Quinta-feira, Abril 25, 2024

Um dos principais membros do poderoso cartel de drogas mexicano, anteriormente liderado pelo notório chefão Joaquín “El Chapo” Guzmán, vai enfrentar acusações de tráfico internacional de drogas e armas de fogo após ser extraditado aos Estados Unidos, disse o Departamento de Justiça norte-americano nesta terça-feira (04).

Descrito pelo departamento como um assassino e “chefe de praça” do Cartel de Sinaloa no México de 2009 a 2016, Jorge Ivan Gastelum Avila teria supervisionado pelo menos 200 homens armados e conspirado para distribuir cocaína para os EUA, segundo o órgão de justiça.

Autoridades mexicanas capturaram Gastelum, também conhecido como “Cholo Ivan”, e Guzman em 2016, informou o departamento em comunicado. Gastelum permaneceu detido no México até sua extradição para os EUA em 1º de abril, disse o departamento.

Ainda segundo o órgão judicial, Gastelum, de 42 anos, fez uma aparição inicial no Tribunal Distrital do Distrito de Columbia na segunda-feira, sob acusações envolvendo drogas e armas de fogo.

Ele enfrenta uma pena máxima de prisão perpétua pela acusação de conspiração de drogas e uma sentença consecutiva obrigatória de 30 anos por crime de armas de fogo, acrescentou o departamento.

Guzmán, de 65 anos, foi condenado em Nova York em 2019 pelo tráfico de bilhões de dólares em drogas para os EUA e por conspirar para matar inimigos. Ele cumpre sentença de prisão perpétua na penitenciária Supermax, no Colorado, o presídio federal mais seguro dos EUA.

Fonte: CNN Brasil

 

You may also like

Deixa um Comentário

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies