Quarta-feira, Abril 24, 2024

Carolina Cerqueira, que falava na reunião dos presidentes das Assembleias e das Secções da região África da Associação Parlamentar da Francofonia, adiantou que, na sua 5ª legislatura, a Assembleia Nacional de Angola orgulha-se de ser representativa de opções políticas diferentes, equilíbrio geracional e do género e ser a legítima representante das populações que, através das eleições justas, democráticas e transparentes elegeram os seus representantes no hemiciclo.
Apelou, na ocasião, para os parlamentares africanos da zona da Francofonia se associarem aos esforços de paz na RDC, através da desmilitarização e o fim das hostilidades dos grupos rebeldes que criam a instabilidade, crimes hediondos contra populações civis indefesas e semeiam o terror e a insegurança.

Carolina Cerqueira recordou o papel de mediação desenvolvido pelo Presidente angolano, João Lourenço, para uma solução urgente e efectiva na Região dos Grandes Lagos.

A propósito, deu a conhecer que a Assembleia Nacional de Angola autorizou, recentemente, o envio de 500 efectivos militares e material logístico para verificar o aquartelamento das forças rebeldes do M23 e suas famílias.

A líder parlamentar angolana reafirmou que se trata de forças de paz e de dissuasão, cujo objectivo é proteger as populações civis e promover as condições para a segurança e a estabilidade, para que as populações possam usufruir da paz, dos seus dividendos, num esforço comum de reconciliação e de reconstrução nacional.

Carolina Cerqueira apoiou a proposta da discussão da próxima reunião, em Niamei, República do Níger, do tema sobre as mudanças climáticas e a transição energética, condição fundamental para serem traçadas estratégias para fazer frente aos desafios impostos pelas catástrofes naturais e a proliferação de conflitos que provocam o aumento da pobreza e vulnerabilidade das populações mais desfavorecidas.

A presidente da Assembleia Nacional fez ainda menção a autonomia das mulheres, o empoderamento dos jovens e a promoção dos Direitos Humanos e reforço da democracia como fundamentais para o desenvolvimento sustentável, a justiça social e a paz.

A Assembleia Parlamentar da Francofonia tem como objectivos representar os interesses e aspirações dos povos da comunidade francófona com a Francofonia, promover a Democracia, o Estado de Direito e os Direitos Humanos, particularmente dentro da comunidade francófona, trazer uma perspectiva política e transmitir opiniões de acordo com as autoridades da Francofonia.

Entre os objectivos da organização consta ainda a promoção da cooperação e fortalecer a solidariedade dentro da comunidade francófona, respeitando o direito ao desenvolvimento, divulgar e promover o papel internacional dos parlamentares, contribuir para o desenvolvimento e conhecimento mútuo das culturas e civilizações dos povos que fazem uso regular da língua francesa, sem cultura e civilização francesa, contribuir para a influência da língua francesa.

Fonte: Jornal de Angola

You may also like

Deixa um Comentário

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies