Domingo, Abril 14, 2024

O Papa: conversão ecológica, necessárias políticas de ecologia integral previdentes

Precisamos reconhecer que a crise ambiental e a crise social de nosso tempo não são duas crises separadas, mas uma única crise

Por: apostolado
0 comentário

Precisamos reconhecer que a crise ambiental e a crise social de nosso tempo não são duas crises separadas, mas uma única crise: disse o Papa Francisco ao receber em audiência na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, no Vaticano, uma delegazione de Líderes inter-religiosos e políticos da Grande Manchester, Inglaterra

Tornou-se cada vez mais evidente que nosso compromisso atual com a salvaguarda da criação, dom de Deus, deve ser parte de um esforço mais amplo para promover a ecologia integral, que respeita a dignidade e o valor de cada pessoa humana e reconhece os efeitos trágicos da degradação ambiental sobre a vida dos pobres. Em uma palavra, precisamos reconhecer que a crise ambiental e a crise social de nosso tempo não são duas crises separadas, mas uma única crise.

Foi o que disse o Santo Padre ao receber em audiência na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, no Vaticano, uma delegazione de Líderes inter-religiosos e políticos da Grande Manchester, Inglaterra, um significativo grupo de 23 pessoas.

Trágicos efeitos da degradação

Ao dar as boas-vindas aos presentes e agradecer ao bispo John Arnodl por suas palavras, Francisco manifestou seu apreço pelo compromisso e esforço deles, como lídres religiosos e políticos, para aumentar a consciência da necessidade urgente de proteger o meio ambiente e de trabalhar concretamente para enfrentar os efeitos da mudança climática.

Vosso testemunho comum é particularmente significativo, pois a história de vossa cidade está intimamente ligada à revolução industrial, com seu legado de enorme progresso técnico e econômico, unidamente a um indubitável impacto negativo sobre o meio ambiente humano e natural, observou Francisco, aludindo ao preponderante papel histórico de Manchester, coração da revolução industrial do século XVIII na Inglaterra, com os aspectos positivos e negativos que a mesma comportou.

Ao reiterar que as crises ambientais e sociais de nosso tempo não são duas crises separadas, mas uma única crise, o Papa ressaltou que é preciso reconhecer isso, acrescentando:

Superar a cultura do descartável

É claro que isto requer a criação de novos modelos econômicos voltados para o futuro. Mas também requer determinação para superar a cultura do descartável, a cultura do desperdício, gerada pelo consumismo e pela indiferença globalizada, que inibe os esforços para enfrentar estes problemas humanos e sociais da perspectiva do bem comum.

Francisco ressaltou à delegação que eles se distinguem por seu testemunho da dimensão intrinsecamente moral e religiosa de nosso dever de proteger o meio ambiente, como dom de Deus que requer nossa responsável administração.

O objetivo desenvolvimento humano sustentável e integral

Em vossas respectivas comunidades, guiados pela sabedoria de vossas diversas tradições, desempenhais um papel importante ao contribuir para uma tão necessária conversão ecológica baseada nos valores de respeito à natureza, sobriedade, solidariedade humana e preocupação com o futuro da sociedade. Um aspecto essencial desta contribuição é vosso compromisso, como homens e mulheres de fé, de formar as mentes e os corações dos jovens e de atender a sua necessidade de uma mudança de rumo e de políticas voltadas para o futuro que tenham como objetivo o desenvolvimento humano sustentável e integral.

Francisco despediu-se dos presentes agradecendo pela visita e desejando o melhor para o trabalho e projeto deles, invocando de coração a bênção divina fonte de sabedoria, de fortaleza e de paz.

Fonte: Raimundo de Lima – Vatican News

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies