Sexta-feira, Julho 5, 2024

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, manifestou, ontem, apoio à nova líder do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional dos Grandes Lagos, a sul-sudanesa Jema Kumba, ao defender o reforço do país na disponibilidade para uma acção conjunta no quadro da promoção do bem-estar e empoderamento das mulheres e jovens.

Falando em Juba, após a eleição da presidente da Assembleia Legislativa do Sudão do Sul ao cadeirão máximo da organização, Carolina Cerqueira destacou que as acções de apoio basear-se-ão, também, na promoção da paz e da segurança regional.

A eleição da nova presidente da organização ocorreu, ontem, durante a 13ª sessão ordinária da plenária do Fórum Parlamentar da CIRGL. Após o pleito, Jema Nunu Kumba comprometeu-se em incentivar e promover a diplomacia parlamentar no quadro dos esforços de pacificação dos países da região, a estabilidade, a democracia, com o foco voltado à melhoria das condições sociais das populações.

A sul-sudanesa é a primeira mulher a assumir o cargo e reforçou o compromisso para apoiar a iniciativa do Presidente João Lourenço, na obtenção da paz no Leste da República Democrática do Congo.

O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos é uma organização interparlamentar que reúne Parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente, Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), Congo, Quénia, República Democrática do Congo, Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.

Pacificação regional

O secretário executivo do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) manifestou, ontem, em Juba, capital do Sudão do Sul, a necessidade de os Estados-membros apoiarem a iniciativa do Presidente angolano, João Lourenço, para a pacificação da região.

Na abertura da 13ª Sessão Ordinária da Plenária do Fórum Parlamentar da CIRGL, Onyango Kakoba afirmou que os Estados-membros da organização devem juntar-se aos esforços do Presidente angolano, cujo objectivo é o alcance da paz e da estabilidade das Repúblicas Democrática do Congo (RDC) e Centro Africana (RCA), em particular, como forma de garantir o bem-estar das populações e o desenvolvimento da região.

Kakoba destacou o facto de Angola se ter disponibilizado a enviar à RDC um contingente militar para assegurar as áreas de acantonamento dos elementos do M23 e proteger os integrantes do mecanismo Ad-Hoc de verificação, na sequência do cessar-fogo entre as tropas governamentais e os rebeldes.

De acordo com Onyango Kakoba, o fim dos conflitos na região, de forma pacífica, exige o comprometimento de todos os Estados-membros, engajando-os nas acções promovidas pelo Presidente João Lourenço.

Por isso, solicitou aos Parlamentos para a promoção de acções de advocacia junto dos Governos para que a iniciativa do Chefe de Estado, João Lourenço, atinja os objectivos preconizados.

Por seu turno, o Vice-Presidente do Sudão do Sul, James Wani Igga, elogiou os esforços do Presidente João Lourenço, destacando, também, a necessidade de uma conjugação de forças para o alcance da paz e da estabilidade na região.

Segundo James Wani Igga, os Estados-membros devem reforçar o compromisso para a paz, a unidade e a estabilidade, pressupostos para o bem-estar das populações e desenvolvimento da região. Pediu ainda a defesa dos Parlamentos regionais junto dos Governos locais para uma acção conjunta e concertada para se garantir e alcançar a paz.

Angola faz-se presente na 13ª sessão Ordinária da Assembleia Plenária com uma delegação chefiada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

Fonte: JA

You may also like

Deixa um Comentário

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies