Quinta-feira, Outubro 1, 2026

JORNALISTAS TRAIDORES COMEM À MESMA MESA COM QUEM HUMILHOU A CLASSE?

E mais: até quando a classe jornalística continuará vulnerável

Por: apostolado
0 comentário

O episódio envolvendo o jornalista Isidro Canganjo, que permaneceu mais de 24 horas sob custódia policial no município do Calumbo, continua a levantar questionamentos sobre a solidariedade e a unidade dentro da classe jornalística angolana. Segundo relatos publicados por diferentes órgãos de comunicação, a detenção ocorreu quando o profissional procurava obter o contraditório do administrador municipal-adjunto para a Área Técnica, Infraestruturas e Serviços Comunitários de Calumbo, Joelson Joaquim da Costa Gomes.

 

O caso provocou a mobilização de jornalistas, activistas e membros de movimentos cívicos, que se concentraram junto da esquadra para exigir esclarecimentos e a libertação do profissional. Isidro Canganjo acabou por ser libertado depois de mais de 24 horas, tendo afirmado que apenas estava a exercer o seu trabalho jornalístico.

 

Diante deste episódio, surge uma questão que merece ser colocada à própria classe: que valor tem a solidariedade entre jornalistas quando alguns profissionais aceitam sentar-se à mesma mesa com figuras públicas directamente associadas a episódios que provocaram indignação entre os seus colegas?

 

Não se trata de transformar a profissão numa guerra pessoal, nem de impedir qualquer jornalista de dialogar com autoridades ou outras figuras públicas. O problema está na coerência entre aquilo que se defende publicamente e as atitudes que se adoptam nos bastidores.

 

Se um jornalista é detido enquanto procura exercer o direito de questionar uma autoridade pública, a resposta da classe deveria passar pelo esclarecimento dos factos, pela defesa do exercício profissional e pelo respeito pelas garantias legais — sem abandonar o contraditório e sem transformar a solidariedade em conveniência.

 

Até que ponto um prato de comida, um convite ou uma fotografia à mesma mesa pode ser mais importante do que a dignidade profissional de um colega?

 

E mais: até quando a classe jornalística continuará vulnerável diante daqueles que, segundo as denúncias publicadas, podem usar a sua posição de poder para constranger profissionais da comunicação social?

 

A liberdade de imprensa não pode ser defendida apenas quando somos vítimas. Deve ser defendida também quando o colega que está sob pressão não pertence ao nosso órgão, não é nosso amigo ou pensa de maneira diferente.

 

O caso de Isidro Canganjo deixa, por isso, uma discussão que ultrapassa o próprio jornalista: a classe precisa decidir se a solidariedade profissional é um princípio permanente ou apenas uma reacção momentânea quando as câmaras estão ligadas.

 

Porque, quando um jornalista é colocado sob pressão, a pergunta não deve ser apenas “quem é ele?”. A pergunta deve ser: “se fosse comigo, quem estaria ao meu lado?”

Reflexão do Jornalista Siona Júnior

Também lhe poderá interessar

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

TÓPICOS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies