A iniciativa desta formação de capacitação destinada a directores de informação, de marketing e chefes de redacção dos distintos órgãos de comunicação social do país, foi realizada pela a empresa The Bridge Global, especializada em acções de responsabilidade social e educação para cidadania.
Para o Director de Informação da Rádio Nacional de Angola António Kapapa e o Jornalista do Jornal Apostolado Angola Adão dos Santos a cidadania começa em pequenos espaços, como a família ou escola, onde as crianças deviam aprender um pouco mais sobre como podemos exercer a nossa cidadania, e depois ao longo do crescimento académico aprofundar mais também o conhecimento sobre responsabilidade social.
A prelectora e CEO da The Bridge Global recomendou aos jornalistas, a massificão na divulgação de projectos de pendor social, por forma a insentivar as empresas e pessoas singulares, a cultura de exercer os seus direitos de cidadania e responsabilidade social em quanto parte integrante de uma sociedade.
Leonor Sá Machado chamou atenção a censura que muitos destes profissionais têm praticado, ao não divulgarem o nome por exemplo, das empresas que realizam uma acção social numa comunidade, sobre pretexto de que estariam a publicitar a logomarca da mesma.
“Dizer ou escrever nos vossos conteúdos noticiosos que por exemplo esta formação esta a decorrer ou decorreu no Hotel Trópico não é nada publicitar a empresa, pelo contrário, vocês estariam a divulgar e consequentemente a estimular as demais unidades hoteleiras a disponibilizarem as suas salas, auditórios ou outros espaços de forma gratuita, sempre no âmbito da sua responsabilidade social” explicou.
A sétima sessão de formação gratuita sobre responsabilidade social e cidadania distinada a jornalistas e directores de marketing, que aconteceu esta segunda-feira, 4, numa das salas do Hotel Trópico em Luanda, teve a duração de 4 horas, e com direito a certificado de participação.
A formação visa transmitir ferramentas relacionadas a importância da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, assim como o contributo dos jornalistas para o desenvolvimento e divulgação de acções sociais.
A The Bridge Global é uma empresa focada na criação e implementação de projectos sociais de forma diferenciada, criando impactos positivos junto das comunidades, tendo como objectivo final uma sociedade melhor e mais justa. Tem como prática a consultoria especializada em gestão estratégica de responsabilidade social, procura unir e interligar instituições públicas, empresas e a sociedade. Repórter Delgado Teixeira