Sexta-feira, Julho 5, 2024

COLECTÂNEA DE MAURÍCIO CAETANO VAI SER APRESENTADA EM CABINDA

A colectânea “Os Bantu na visão de Mafrano”, Volume I, da autoria de Maurício Francisco Caetano “Mafrano”, vai ser apresentada nesta sexta feira, às 10h00, no Auditório da Emissora Provincial de Cabinda da Rádio Nacional de Angola.

Por: apostolado
0 comentário

O livro, a ser apresentado pelo docente universitário João Baptista Gime Luís, foi editado pela família do autor a partir de textos dispersos no jornal católico “O Apostolado”, entre os anos 1957 e 1982, e faz parte de uma colectânea a ser publicada em três volumes, abarcando estudos sobre a escrita ancestral, os tribunais, a formação profissional, os matrimónios, a tradição política e a solidariedade humana.

O autor desta obra, Maurício Francisco Caetano, foi director nacional de Impostos do Ministério das Finanças em Angola de 1975 a 1982, e membro fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA).

Destacou-se ainda como professor de Português e de Filosofia, em prestigiados estabelecimentos de ensino de Angola, nomeadamente no Liceu Ngola Kiluanji, no Instituto Pio  XII, no ICRA (Instituto de Ciências Religiosas de Angola) e no Instituto Comercial de Luanda. A sua obra versa sobre questões antropológicas e etnolinguísticas dos chamados povos bantu, num estudo comparativo com outros povos do mundo.

Maurício Francisco Caetano “Mafrano” é natural da cidade do Dondo, município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, onde nasceu a 24 de Dezembro de 1916. Foi correspondente do jornal católico “O Apostolado”, em Cabinda, de 1954 a 1959, e também fiscal de Impostos da então Repartição dos Serviços de Fazenda e Contabilidade de Angola (hoje Ministério das Finanças).

Em Cabinda, o autor desenvolveu importantes pesquisas antropológicas em populações autóctones, incluindo viagens de estudo e observação a Ponta Negra e Kinshasa, que deram vida a crónicas pitorescas como “Cuto ou Necuto?”, “A história do Xiriva-Zuba”, “O caso de Nzambi Kungulo” e outras, que são parte desta colectânea em três volumes e um total acumulado de 730 páginas.

Até à data, a colectânea “Os Bantu na visão de Mafrano – Quase Memórias” foi apresentada nas províncias da Huíla, Luanda, Namibe e Cuanza-Norte, assim como em países como Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal.

Fonte: Jornal de Angola

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies