Sexta-feira, Abril 12, 2024

AFROCAN COMEÇA ESTE SÁBADO “ANGOLA DEFRONTA NIGÉRIA NA PRIMEIRA FASE”

A segunda edição do AfroCAN vai arrancar este sábado 8 de Julho no pavilhão arena do Kilamba, em Luanda, nesta segunda edição a selecção de Angola vai defrontar na fase preliminar a sua similar da Nigéria, após a disputa da última eliminatória, que apurou as últimas duas selecções para a competição.

Por: apostolado
0 comentário

Com o apuramento das últimas duas nações nomeadamente Nigéria e Côte d´Ivoire, o quadro de selecções que vão disputar a edição número dois do AfroCAN, prova reservada aos atletas que actuam nos campeonatos domésticos, fica completo. Nigéria integra o Grupo B, juntamente com Angola e Mali, ao passo que a Côte d´Ivoire foi colocada no Grupo A, ao lado do Quénia e Gabão.

Os nigerianos que falharam o apuramento para a fase final da décima nona edição da Copa do Mundo da “bola ao cesto” estarão no máximo das suas forças, ao contrário da Selecção Nacional que se viu privada das suas melhores unidades, por força dos regulamentos da Fiba-Afrique.

Os regulamentos da entidade que rege a modalidade no continente africano dizem que os atletas que actuam nos respectivos campeonatos domésticos e que foram chamados para o Mundial da Ásia, não podem fazer parte da competição.

Em face disso, Angola está desprovida dos seus melhores executantes, com realce para Childe Dundão, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Gerson Domingos e Aboubakar Gakou.  Marrocos, Tunísia e Rwanda fazem parte do Grupo C, ao passo que a República Democrática do Congo, actual campeã africana em título, Moçambique e Camarões estão inseridos na série D.

Selecção regressa

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol regressou ontem a Luanda, depois de cumprir um estágio pré-competitivo de aproximadamente três semanas e meia, visando a disputa da segunda edição do AfroCAN, prova a decorrer de 8 a 16 do mês em curso.

Hoje, o cinco nacional vai realizar uma sessão de treino, em princípio, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva. Os pupilos de Aníbal Moreira vão fazer o reconhecimento do piso do Pavilhão Arena do Kilamba, nas próximas horas, segundo apurou o Jornal de Angola junto de uma fonte próxima do Comité Organizador.

O seleccionador nacional trabalha nesta altura com quinze atletas, dos vinte inicialmente convocados, para posteriormente escolher os doze que vão representar a bandeira do país no evento.

  Delegação da Fiba-Afrique chega hoje ao país

Uma comitiva da Fiba-Afrique desembarca hoje, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, no âmbito da realização no país da segunda edição do AfroCAN, prova a decorrer de 8 a 16 do mês em curso, no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda.

O facto foi dado a conhecer ontem, ao Jornal de Angola, por Tony Sofrimento, membro do Comité Organizador da edição número dois da prova.

“Amanhã (hoje) chegam a Luanda alguns membros da Fiba-Afrique que vão reforçar o Comité Organizador da segunda edição do AfroCAN”, revelou o antigo secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Fonte: Jornal de Angola

 

 

 

 

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies