Sexta-feira, Abril 12, 2024

ASSINADO ACORDO GERAL DE COOPERAÇÃO ENTRE ANGOLA E ETIÓPIA

De acordo com a nota divulgada pelo MIREX, no Facebook, as relações entre a Angola e a Etiópia são históricas

Por: apostolado
0 comentário

Angola e a Etiópia assinaram, na manhã desta quinta-feira, em Addis-Ababa, um Acordo Geral de Cooperação e um Memorando de Entendimento entre o Ministério das Relações Exteriores do país e o Ministério dos Negócios Estrangeiros etíope sobre o estabelecimento de mecanismo de Consultas Políticas.

Os dois instrumentos jurídicos foram assinados pelo , ministro das Relações Exteriores Téte António e seu homologo da Etiópia Taye Atske-Selassie, na véspera da 37ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, a realizar-se nos dias 17 e 18 do corrente mês.

 

O Acordo Geral de Cooperação entre os dois países tem como objectivo estabelecer o quadro para a promoção da cooperação entre as partes, com base em termos e condições mutuamente vantajosas, nos domínios económico, social, cultural, técnico, científico e outros, em conformidade com as respectivas legislações, políticas e capacidades de cada uma das Partes, num espírito de colaboração amigável.

 

Já o presente Memorando de Entendimento sobre o estabelecimento de mecanismo de Consultas Políticas entre os dois Ministérios que lidam com a diplomacia,  tem como objectivo realizar consultas políticas regulares para analisar e reforçar as relações entre os dois Estados partes e trocar pontos de vista sobre questões regionais e internacionais de interesse comum.

 

De acordo com a nota divulgada pelo MIREX, no Facebook, as relações entre a Angola e a Etiópia são históricas e de amizade, animadas pela defesa do multilateralismo na resolução de problemas globais e do pan-africanismo na consecução da “África que Queremos” na base da implementação da Agenda 2063 da União Africana.

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies