Os Palancas Negras conquistaram segunda-feira, a primeira vitória na Taça COSAFA, após vitória por 3-2 sobre as Ilhas Seychelles, no jogo realizado no Estádio Isaac Wolfson, na África do Sul. O combinado nacional entrou com tudo e aos 9 minutos, abriu o activo, por intermédio do avançado Depú.
A equipa comandada por Pedro Gonçalves seguiu com o mesmo ritmo, até que o adversário despertou e restabeleceu a igualdade no jogo. Gamatice acreditou aos 26 minutos e assinou o empate.
A Selecção Nacional acusou pressão e todas as investidas após o tento de empate não corriam à feição. A defesa angolana revelou instabilidade e o oponente tirou máximo proveito da situação.
Antes mesmo do intervalo, aos 46′, Labrosse teve nos seus pés, o 2-1 e não claudicou no “cara-a-cara” com o guardião Langanga e atirou a contar. Pedro Gonçalves tentou movimentar as peças de forma diferente dentro das quatro linhas,no entanto, o tempo era escasso para a investida do “pastor” dos Palancas Negras e o juiz do encontro mandou as duas equipas ao intervalo.
No reatamento, o conjunto angolano mostrou força e capacidade de reacção, até que, o suspeito de costume, Depú, à ponta de lança, aproveitou o cruzamento vindo da direita, esticou o pé e empatou a contenda, pisando na partida.
Perto do fim, António Muanza, mais conhecido por Maestro, fez jus ao nome, ao figurar-se como um verdadeiro mestre da Selecção Nacional, ao premiar a grande exibição com o terceiro golo dos Palancas Negras. 3-2 favorável ao combinado angolano foi o resultado final com que terminou a partida.
Com este triunfo, Angola mantém acesa a possibilidade de qualificação à próxima fase da competição regional. Os Palancas Negras voltam a entrar em cena na quarta-feira, quando defrontarem a similar do Lesoto, às 14h00, na disputa da terceira e última jornada da primeira fase, no Estádio Nelson Mandela By.