Sexta-feira, Abril 12, 2024

SUÍÇA SUSPENDE “ASSISTÊNCIA JURÍDICA” COM ANGOLA DEVIDO AS IRREGULARIDADES NO “CASO SÃO VICENTE”

Carlos de São Vicente foi condenado, em Março de 2022, a nove anos de prisão.

Por: apostolado
0 comentário

O Tribunal Federal (TF) da Suíça decidiu suspender, de forma temporária e por tempo indeterminado, a assistência jurídica que mantinha com Angola desde 2020.

A decisão foi comunicada a Angola na quarta-feira, 13, pelo Gabinete Federal de Justiça (FOJ), que teria apresentado preocupações manifestadas pelos juízes suíços em relação às condições em que o empresário Carlos São Vicente está detido desde Setembro de 2020.

Angola e Suíça assinaram em 2020 um acordo de assistência jurídica, no qual as autoridades suíças se comprometeram a ajudar a recuperar mais de quatro mil milhões de dólares norte-americanos, alegadamente desviados de forma ilegal por empresários angolanos.

No âmbito do referido acordo, cerca de 900 milhões de dólares norte-americanos, pertencentes a Carlos São Vicente, foram retidos pelas autoridades suíças. A suspensão da assistência jurídica não afecta, por enquanto, a retenção do dinheiro do empresário angolano.

No âmbito do referido acordo, cerca de 900 milhões de dólares, pertencentes a Carlos São Vicente, continuam congelados pelo Ministério Público de Genebra.

Há dois anos, os tribunais suíços rejeitaram o recurso do empresário contra o congelamento dos seus bens e fizeram depender qualquer decisão futura da resposta ao pedido de Angola para se estabelecer uma assistência jurídica mútua.

À data da sua detenção, Carlos São Vicente chefiava a companhia AAA Seguros. E nessa altura (2020), o pedido de Angola foi reforçado pela vice-ministra da Justiça, Eduarda Rodrigues Neto, durante uma reunião com o FOJ, realizada em Genebra.

Fonte: in Valor Económico

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies