O Serviço de Investigação Criminal “SIC”, deteve, na manhã de quarta-feira, 26. ABR, através do competente mandado de revista, busca e apreensão, três cidadãos Ilunga André, de 44 anos de idade, na função de director regional do museu do Dundo, Marisa Mianga Kalonji, de 35 anos de idade, na função de chefe de departamento da museografia e Osvaldo Boaventura, de 26 anos de idade, na função de técnico do referido museu, todos supostamente implicados no crime de furto qualificado de acervos museológico da museu regional do Dundo, mormente Máscara Mwana, jóias preciosas, quatro lotes contendo mil oitocentos e setenta e nove supostas pedras de diamantes, estatuetas de samanhonga (pensador).
Importa salientar que, estes elementos arrombaram o cadeado da porta da sala de animação cultural deste museu com uma rebarbadeira, na medida em que, as chaves encontravam-se na posse de um dos funcionários falecido recentemente, tendo sido detido como que elemento principal o director regional do museu do Dundo, foi detido pelas 8h00, na sua residência e recuperado em sua posse o cofre onde continha jóias preciosas e as referidas pedras de diamantes.
A suas colaboradora foi detida pelas pelas 12h00 também na sua residência, sita na Centralidade do Mussungue, com quem as forças se deslocaram para o museu de onde foi possível recuperar a máscara Mwana Pwo e a estatueta do Samanhonga artefactos que haviam sido por si retirados da área de exposição, precisamente na sala de animação cultural e dissmulados no seu próprio gabinete preparando o seu destino.
O último funcionário envolvido na acção foi detido pelas 16h00, na via pública.
Os meios recuperados serão devolvidos a título de fiel depositário neste museu mediante termos legais enquanto o processo-crime corre seus trâmites.
Os cidadãos detidos já foram presentes ao magistrado do ministério público que aplicou contra os mesmos a medida se segurança pessoal mais gravosa “prisão preventiva”.