O Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Cardeal Parolin, chegou a Angola por volta das 8 horas, altura que o avião que o transportou aterrou no Aeroporto 4 de Fevereiro em Luanda onde foi recebido pelo Ministro das Relações Exterior de Angola, Teté António, pelo Núncio Apostólico em Angola e pelos bispos da CEAST.
Depois de cumprir uma curta agenda em Luanda, o Cardeal Parolin segue esta Sexta feira para a Diocese de Ondjiva (Província do Cunene) onde, neste Sábado, vai presidir à ordenação episcopal de Dom Germano Penemote, primeiro angolano nomeado Núncio Apostólico, e que vai representar o Papa Francisco no Paquistão.
Após a sua chegada, Dom Pietro seguiu para a Nunciatura Apostólica onde foi acolhido por sacerdotes e religiosas da Arquidiocese de Luanda, tendo em seguida, participado de um pequeno briefing com a imprensa. Questionado sobre a uma possível vinda do PAPA Francisco a Angola, o Cardeal Parolín não descartou essa hipótese.
Em Ondjiva, onde vai decorrer a sagração episcopal de Dom Penemote, a expectativa dos fiéis é grande. A missa de ordenação acontece neste Sábado, 12 de Agosto. De acordo com o programa a que a Ecclesia teve acesso, o Secretário de Estado do Vaticano regressa a Luanda ainda neste Sábado. E no Domingo, 13 de Agosto, Dom Parolim presidirá à missa dominical concelebrada pelos bispos da CEAST e pelos sacerdotes Arquidiocese de Luanda. Espera-se que as congregações religiosas estejam em grande número nesta celebração que terá lugar na Paróquia de São Paulo.
Recordamos que o Secretário de Estado Vaticano é encarregado da actividade política e diplomática da Santa Sé e é conhecido como o “primeiro-ministro” da Santa Sé. Em actualização…