Quarta-feira, Junho 12, 2024

REVOLTADOS COM CUSTO DE VIDA, CIDADÃOS EM LUANDA RECORDAM COM SAUDADE A FIGURA DO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Revoltados com custo de vida, cidadãos em Luanda recordam com saudades a figura do ex. presidente da República. José Eduardo dos Santos completa hoje 8 de Julho, um ano desde a sua morte por doença em Espanha.

Por: apostolado
0 comentário

É cada vez mais crescente o alarme da população pelo elevado custo de vida em Angola. Negócios que deixaram de ter rendimento, perda do poder de compra, preços da cesta básica que aumentam sem trégua remetem à população a saudade do ex. presidente da Republica José Eduardo dos Santos, um ano depois da sua morte.

José Eduardo dos Santos (Luanda, 28 de agosto de 1942– Barcelona, 8 de julho de 2022) foi um engenheiro, militar e político angolano que serviu como Presidente de Angola de 1979 a 2017. Como presidente, José Eduardo dos Santos também foi comandante-em-chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) e presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), o partido que tem governado Angola desde que obteve independência em 1975.

Uma figura controversa, José Eduardo dos Santos recebeu muitos prêmios internacionais por seu compromisso com o anticolonialismo e promoção de negociações de paz com rebeldes para acabar com as guerras locais, sendo também foi elogiado por melhorar a economia de Angola e atrair investimentos estrangeiros significativos. Ao mesmo tempo, ele foi acusado de ser ditador e de criar um dos regimes mais corruptos da África, com uma rede de clientelismo profundamente arraigada.

Em 11 de março de 2016, ele anunciou que deixava a carreira política em 2018, ano em que completaria 76 anos. Porém acabou deixando o cargo em setembro de 2017, sendo sucedido por João Lourenço.

Faleceu em 8 de julho de 2022, de doença prolongada, internado nos cuidados intensivos de um centro médico da cidade de Barcelona, Espanha, aos 79 anos de idade.

Acompanha a reportagem do jornalista Jerónimo Domiano

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies