Quinta-feira, Abril 25, 2024

“RECUPERAÇÃO DO PATRIMÓNIO E MAIS INCLUSÃO SOCIAL” NA AGENDA DA COMISSÃO DE GESTÃO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LUANDA

“Nós temos vários patrimónios que através do acordo quadro nos foi entregue pelo estado Angola, nos anos idos, mais ainda encontramos algumas dificuldades na sua gestão e controlo”.

Por: apostolado
0 comentário

A comissão interina de gestão da Santa Casa da Misericórdia de Luanda, criado por Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, tem como missão e objectivo a Recuperação do Património da Santa Casa, existente na cidade Capital, assim como a criação de novos projecto que permitam maior inclusão social da comunidade. Fez saber Francisco de Lemos José Maria, Coordenador da comissão de gestão.

Segundo, Francisco de Lemos, a Santa casa da Misericórdia de Luanda, tem um vasto património na baixa da cidade, e na periferia.

“Nós temos vários patrimónios que através do acordo quadro nos foi entregue pelo estado Angola, nos anos idos, mais ainda encontramos algumas dificuldades na sua gestão e controlo”.

Neste quesito a Santa Casa da Misericórdia Luanda, tem como património 18 imóveis de dimensão variável e 3 edifícios Administrativos.

O coordenador da comissão enumera outros imóveis. “Temos a Igreja da Misericórdia, o Instituto Feminino Dom Pedro V com uma área de 105 mil m2, 1 terreno de 1750 m2, este local é aonde estava erguido o Hotel Turismo”. Disse o responsável.

 

Inclusão social   

Neste quesito, Francisco de Lemos, fez saber que a pretensão da comissão é fazer do Instituto Feminino Dom Pedro V uma escola católica de referência em Luanda e não só.

“Vamos transformar o nosso IFDPV em uma escola vocacionada, que oferece as comunidades, maior inclusão social, com formação de artes e ofícios, novas tecnologias de informação e cursos de multimédia”.

Francisco Lemos, frisou ainda dizendo que é preciso trabalhar em conjunto e com pessoas comprometidos com a causa da Santa Casa, para recuperar todo o património e garantir inclusão social das pessoas que vivem nos arredores da Instituição e da IFDPV.

O Instituto Feminino Dom Pedro V com uma área de 105 mil m2, fundado a 29 de Julho de 1854, é a famosa escola 1 de Junho e esta localizada no Município do Cazenga.

Para a comissão de gestão, encabeçado pelo leigo Francisco de Lemos, o sonho passa em garantir que os estudantes do Instituto tenham um futuro brilhante.

 “Nosso sonho é que os próximos 30 anos, os estudantes que terminarem o ensino médio no IFDPV, possam ter uma formação técnico profissional e encontrem o primeiro emprego, e não pensem só na Universidade”, referiu o coordenador.

Recordar que a santa casa da misericórdia de Luanda, foi fundada em 1576, pelo capitão-mor Paulo dias de Novais juntamente com a cidade de Luanda, na altura com objectivo de dar formação e cuidados de saúde as crianças órfãs até a idade adulta.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Luanda, designada abreviadamente por “Santa Casa”, é uma instituição religiosa de beneficência e de utilidade pública tutelada pela Arquidiocese de Luanda. Repórter: Adão dos Santos & Siona Júnior

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies