A comissão interina de gestão da Santa Casa da Misericórdia de Luanda, criado por Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, tem como missão e objectivo a Recuperação do Património da Santa Casa, existente na cidade Capital, assim como a criação de novos projecto que permitam maior inclusão social da comunidade. Fez saber Francisco de Lemos José Maria, Coordenador da comissão de gestão.
Segundo, Francisco de Lemos, a Santa casa da Misericórdia de Luanda, tem um vasto património na baixa da cidade, e na periferia.
“Nós temos vários patrimónios que através do acordo quadro nos foi entregue pelo estado Angola, nos anos idos, mais ainda encontramos algumas dificuldades na sua gestão e controlo”.
Neste quesito a Santa Casa da Misericórdia Luanda, tem como património 18 imóveis de dimensão variável e 3 edifícios Administrativos.
O coordenador da comissão enumera outros imóveis. “Temos a Igreja da Misericórdia, o Instituto Feminino Dom Pedro V com uma área de 105 mil m2, 1 terreno de 1750 m2, este local é aonde estava erguido o Hotel Turismo”. Disse o responsável.
Inclusão social
Neste quesito, Francisco de Lemos, fez saber que a pretensão da comissão é fazer do Instituto Feminino Dom Pedro V uma escola católica de referência em Luanda e não só.
“Vamos transformar o nosso IFDPV em uma escola vocacionada, que oferece as comunidades, maior inclusão social, com formação de artes e ofícios, novas tecnologias de informação e cursos de multimédia”.
Francisco Lemos, frisou ainda dizendo que é preciso trabalhar em conjunto e com pessoas comprometidos com a causa da Santa Casa, para recuperar todo o património e garantir inclusão social das pessoas que vivem nos arredores da Instituição e da IFDPV.
O Instituto Feminino Dom Pedro V com uma área de 105 mil m2, fundado a 29 de Julho de 1854, é a famosa escola 1 de Junho e esta localizada no Município do Cazenga.
Para a comissão de gestão, encabeçado pelo leigo Francisco de Lemos, o sonho passa em garantir que os estudantes do Instituto tenham um futuro brilhante.
“Nosso sonho é que os próximos 30 anos, os estudantes que terminarem o ensino médio no IFDPV, possam ter uma formação técnico profissional e encontrem o primeiro emprego, e não pensem só na Universidade”, referiu o coordenador.
Recordar que a santa casa da misericórdia de Luanda, foi fundada em 1576, pelo capitão-mor Paulo dias de Novais juntamente com a cidade de Luanda, na altura com objectivo de dar formação e cuidados de saúde as crianças órfãs até a idade adulta.
A Santa Casa da Misericórdia de Luanda, designada abreviadamente por “Santa Casa”, é uma instituição religiosa de beneficência e de utilidade pública tutelada pela Arquidiocese de Luanda. Repórter: Adão dos Santos & Siona Júnior