Quinta-feira, Abril 25, 2024

PROJECTO CINESOL ONDJANGO, DA OPORTUNIDADE ÀS PESSOAS QUE VIVEM EM ÁREAS RURAIS, DE ASSISTIR A FILMES PRODUZIDOS POR JOVENS ANGOLANOS.

O projecto arrancou no início de Setembro, na província do Cuanza Sul, na comuna de Waku Kungo

Por: apostolado
0 comentário

O grupo MCA está a levar a cabo o projecto de cinema ao ar livre, denominado Cinesol OnDjango, iniciado a 8 de Setembro, o projecto já abrangeu 14 comunidades de 7 províncias nomeadamente: Waku Kungo, Shoassi, Cuíto, Bailundo, Biópio, Baía Farta, Cuango, Cafunfo, Cambulo N’zagi, Lucapa, Saurimo, Luena, Luau e Malanje.

Luanda será a próxima província a beneficiar do Cinesol OnDjango. Primeiro, na Funda, município de Cacuaco, dia 28 de Setembro; e, depois, no Lar Santa Isabel, em Viana, no dia 29, onde será feita a última projecção.

O projecto arrancou no início de Setembro, na província do Cuanza Sul, na comuna de Waku Kungo, com o objectivo de oferecer aos locais onde a MCA está presente em Angola a magia do cinema. Desde o início do projecto, cerca de 5.600 pessoas já tiveram acesso às sessões, sendo 1.500 no Bailundo, província do Huambo.

De acordo com o porta-voz da MCA Luís Sampaio, para que fosse possível a projecção dos filmes recorreu-se a electricidade de fonte renovável. “Foi apetrechada uma viatura com um painel solar de 580W no seu tejadilho, um inversor híbrido de 3kW a 24Vdc e 4 baterias de 150Ah a 12V, temos tido autonomia a 100%”, realça.

Esta acção demonstra o empenho da MCA em trabalhar junto das comunidades dandolhes a oportunidade de conhecerem de perto os benefícios das energias renováveis, sector em que a empresa está envolvida com a construção de 7 parques fotovoltaicos em várias regiões do país. No último dia desta iniciativa, no Centro Santa Isabel, as pessoas terão a oportunidade de beneficiar desta energia uma vez que serão também inaugurados postes solares que foram montados pelo grupo MCA e que serão doados à instituição.

São projectados filmes angolanos produzidos por jovens criativos e promissores. Segundo Luís Sampaio, o projecto visa também, neste percurso, formar pessoas através do conteúdo digital.

O Cinesol OnDjango é uma parceria com a organização italiana Bambini Nel Deserto, e com a equipa Cinema du Desért, que tem uma vasta experiência em levar o cinema a zonas rurais de vários países em África.

Sobre o grupo MCA:

O MCA Group, presente em Angola desde 2006, é hoje uma reputada empresa no sector da construção e energia em Angola e tem continuamente criado condições para a formação e desenvolvimento do país promovendo a capacidade de actuar em diferentes áreas desenvolvendo negócios rentáveis, inovadores com fortes benefícios para o desenvolvimento económico e social do país e da sua população.

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies