Quarta-feira, Abril 24, 2024

OITAVA EDIÇÃO DO CIRCUITO INTERNACIONAL DE TEATRO COMEÇA SEXTA-FEIRA EM LUANDA

A oitava edição do circuito internacional de teatro (CIT) começa sexta-feira, 30, em luanda, com uma homenagem ao encenador da companhia horizonte Njinga Mbande, Adelino Caracol.

Por: apostolado
0 comentário

Conforme o director do evento, Adérito Rodrigues, que falava esta quarta-feira, à imprensa, Adelino Caracol será homenageado pelo seu contributo no engrandecimento da cultura angolana.

Para além de homenagear Adelino Caracol, o evento vai servir também para o lançamento, no mercado angolano, dos “Prémios Escrita Teatral José Mena Abrantes”.

Adérito Rodrigues adiantou, ainda, que dia 19 de Julho, pela primeira vez em Angola, os alunos da Faculdade de Artes vão fazer a sua defesa em público, no palco, no quadro da programação do Circuito internacional de Teatro.

O teatro para crianças também integra o programa de actividades do festival, que este ano  conta também  com grupos infantis.

O Circuito Internacional de Teatro, que habitualmente acontece com a inclusão de grupos das demais províncias, bem como grupos estrangeiros, terá a sua oitava edição com muitas inovações nas premiações. 

Segundo o director geral da organização, Adérito Rodrigues, que falava, esta quarta-feira, à ANGOP, o evento contará com uma  programação nas  plataformas digitais.  

A gala de abertura acontece no Royal Plaza-Hotel, numa cerimónia com vários momentos culturais e a exibição de peças curtas dos grupos Tremura Show e CIT. O músico e compositor Grace Zola é o convidado especial.

O carácter internacional do Circuito  se concretiza este ano com um espectáculo de músicas e dança, exibições de peças  de teatro e participação de grupos estrangeiros.

A programação incluiu as exibições dos grupos Massoxi, Ngau Moyo, Imprevisto, São José dos Campos (Brasil), Grupo Girassol (Moçambique), Feloma Mussanzala, Ndokweno Artes, Miragens, Enigma Teatro, Kamba Artes, Conjuntura d’Artes, Imbondeiro, Etu-Ngo, Mussanzala, Etu Lene e Horizonte Njinga Mbande.

O CIT integra o Projecto Cultura para Todos, que agrega, entre outros, os grupos teatrais Cia Enigma Teatro, Miragens Teatro, Companhia de Teatro Pitabel, Dadaísmo, Feloma Mussanzala e Imbondeiro Teatro.

O evento contará com a participação de grupos de Luanda, Cuando Cubango, Bié, Benguela, e Cuanza Sul, Namibe e Huambo que, durante dois meses, vão fazer intercâmbio sobre técnicas de teatro, aulas e palestras.

“O grande conceito que trouxemos para esta oitava edição é conhecer Angola com o teatro, por isso criamos também um círculo de formação virado para a perspectiva de se levar realmente os artistas a conhecer a nossa Angola”, explicou Adérito Rodrigues.

Prémios

A organização vai premiar e distinguir, este ano, os melhores grupos que participarem no festival e outorgar o prémio de melhor adaptação do livro “A visita”.

Este ano, a organização pretende distinguir os melhores grupos de teatro nas categorias de carreira, artista, actor, actriz, dirigente, revelação, figurino e melhor grupo.

Para o vencedor do Prémio de Escrita para Teatro José Mena Abrantes está destinado o valor de dois milhões de kwanzas.

O festival

O CIT está enquadrado no projecto “Cultura para Todos”, uma iniciativa da Companhia de Teatro Pitabel.

Entre os vários projectos criados este ano para melhorar o CIT, a organização destacou   a Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em Angola.

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies