As autoridades da Lunda-Sul registaram, hoje, 13 novos casos de sarampo, na cidade de Saurimo, em crianças menores de dez anos que nunca foram vacinadas contra a doença.
De acordo com o director provincial da Saúde na Lunda-Sul, Viegas de Almeida, a maioria dos menores levado pelos pais para Saurimo encontra-se em regime de internamento.
Na vila de Dala, sede municipal situada há cerca de 160 quilómetros, o surgimento dos primeiros casos de sarampo desperta a atenção das estruturas competentes do sector focadas em tomar medidas preventivas para contrapor um eventual alastramento.
Os desdobramentos para o combate à doença incluem a preparação de condições para o arranque de uma campanha de vacinação massiva, contando com doses satisfatórias em stock.
Por sua vez, Viegas de Almeida reforçou o apelo à vigilância contra casos suspeitos de cólera devido ao elevado número de ocorrências verificadas nas províncias do Cuanza-Norte e de Malanje
Por fim, o chefe de departamento de Saúde Pública local, Domingos Txiculo, afirmou que desde Janeiro deste ano, a Lunda-Sul notificou mais de 350 casos de cólera, principalmente nos municípios de Dala e de Saurimo, dos quais 23 resultaram em óbitos.