Sexta-feira, Julho 5, 2024

MORREU PADRE JOÃO FRANCISCO, DA CONGREGAÇÃO DOS PADRES ESPIRITANOS

IGREJA CATÓLICA EM LUTO

Por: apostolado
0 comentário

Dom Belmiro Chissengueti,CSSp escreveu: Padre João Francisco, dedicado missionário da Congregação do Espírito Santo, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 18/9, no Hospital Cardeal Alexandre Nascimento em Luanda, vítima de doença .

  1. Nascido no Huambo, na Calomanda, no dia 20 de Maio de 1961, cedo ingressou no Seminário Menor do Espírito Santo . Estudou Filosofia no Seminário Maior de Cristo Rei no Huambo, Teologia em Brazzaville, na República do Congo.
  2. Conheci-o em 1988, quando regressou do Congo. Na altura pediu para não ser ordenado por necessitar de melhor discernimento, pois , seria ordenado em Janeiro de 1989 com o Padre Manuel Teixeira José.

4.Foi, então , enviado a Saurimo para um período de estágio cumprido com êxito, tendo feito a sua Profissão Perpétua e consequente Ordenação diaconal.

  1. No dia 11 de Agosto de 1991 foi ordenado sacerdote no, então , Centro Pastoral da Chiva, hoje Paróquia do Divino Espírito Santo, no Huambo, bairro da sua juventude. Foi ordenado no mesmo dia com o Padre Felisberto Sakukukusu, por Dom Francisco Viti.
  2. Foi indicado para Vice-Reitor e depois Reitor do Seminário Propedêutico Espiritano Beato Tiago Laval, em Malange. Como jovem sacerdote enfrentou com serenidade as agruras da guerra , com episódios marcantes , o pior dos quais, conforme lembrava amiudadas vezes, aconteceu quando os militares invadiram o Seminário e detiveram os seminaristas no dia 6/3/1993.
  3. No ano seguinte esteve no Seminário Menor do Espírito Santo, no Huambo. Nesta altura foi meu professor de Teologia da Vida Religiosa no Seminário Maior de Cristo Rei no meu último ano do Curso de Teologia.
  4. De 1995 a 1997 fez o Mestrado em Filosofia no Instituto Católico de Paris.
  5. Regressado ao País, foi nomeado Reitor do Seminário Maior de Filosofia Espiritano, no Huambo, cargo desempenhado por 10 anos, até 2007. Ao mesmo tempo foi assistente do Centro Missionário da Chiva.
  6. No Huambo destacou-se como professor exigente, metódico e muito competente, que não deixava passar uma vírgula para o bem da formação dos futuros sacerdotes.
  7. Em 2007 foi transferido para Luanda , para exercer as funções de Secretário da Congregação do Espírito Santo e Vigário paroquial da Paróquia de São Pedro Apóstolo, cargos que exerceu com zelo e competência nos últimos 16 anos.
  8. Fomos colegas de missão na Paróquia de São Pedro Apóstolo durante 9 anos (2007-2016) e no Conselho Províncial da Congregação do Espírito Santo durante 8 anos (2007-2013 e 2016-2018).
  9. Fica a grata recordação de ter convivido, por mais de 30 anos, com um confrade humilde, trabalhador, zeloso, pacífico, com grande amor à Igreja e à Congregação do Espírito Santo.
  10. Carrego gratas recordações das nossas intermináveis conversas, da amizade construída nestes anos; das longas viagens para retiros e outras actividades da Congregação; das partilhas pastorais, etc.

+Belmiro Chissengueti,CSSp

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies