Quinta-feira, Abril 25, 2024

MEMBRO DO COMITÉ CENTRAL DO PDP ANA REAFIRMA A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO E CONSIDERA SUPOSTA SUSPENSÃO DO VICE PRESIDENTE DE ILEGAL E INFUNDADA.

Segundo o então membro do Comité Central e do Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional de Angola (PDP ANA) Mampinga Mbala, o terceiro congresso extraordinário do Partido que seria realizado nos dias 9 e 10 de Junho, vai acontecer ainda este ano, porque os militantes estão descontentes com a actual liderança de Abreu Capitão Bernardo.

Por: apostolado
0 comentário

“Neste momento contamos com o apoio dos dois vice presidentes, com o secretário geral, todos estamos juntos, e pretendemos destituir o actual presidente, por conta das constantes violações dos estatutos e acusações de que tem sido alvo” frisou.

Mampinga Mbala acredita que este congresso será realizado numa data a anunciar, e que neste momento contam já com o apoio de 80% dos membros do Comité Central, ou seja aproximadamente 104 dos 148 membros daquele órgão.

O também antigo Secretário Nacional para os Assuntos Políticos, acusa o presidente Abreu Capitão Bernardo de violação dos estatutos, com realce para a “fabricação” de um gabinete “Secretaria de Auditoria de Disciplina” dirigido pelos senhores Finda Diazenza e Floreano Penza que faz parte do Comité Executivo Nacional e que na prática tem sido o presidente que toma as decisões, ao invés da Comissão Nacional de Disciplina, um órgão adoque do Comité Central e completamente autónomo.

” Os estatutos não lhe permitem suspender o vice presidente Costa Yowani, nem o secretário geral António Ludiabana porque os estatutos são claros no seu artigo 49° que espelham apenas que o presidente pode apenas avançar com uma acção disciplinar e não suspender, porque esta é uma atribuição exclusiva da comissão que ele se encarregou de extinguir” denunciou.

Importa referir que segundo os despachos números 3 e 4 assinado por Abreu Capitão Bernardo aos 19 e 21 de Abril deste ano, a que o Jornal Apostolado Angola teve acesso, os membros António Ludiabana e Costa Yowani, secretário geral e vice presidente respectivamente, encontram-se suspensos por condutas indecorosas perante os órgãos competentes do partido, em quanto decorrem os processos de inquérito que pesam sobre os mesmos. Escuta o audio da entrevista.

Repórter Delgado Teixeira

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies