Sábado, Abril 27, 2024

LISBOA RECEBE MAIS DE CEM AUTORES DOS ESTADOS UNIDOS.

Mais de uma centena de escritores norte-americanos participam este ano no programa literário Disquiet, que arranca domingo, em Lisboa, a que se juntarão vários autores de língua portuguesa, em sessões de debate e 'workshops'.

Por: apostolado
0 comentário

De acordo com o Centro Nacional de Cultura (CNC) de Portugal, promotor da iniciativa, em parceria com a editora independente norte-americana Dzanc Books, a 11ª edição do Disquiet – Programa Literário Internacional vai decorrer até ao dia 7 de Julho, em vários espaços da cidade de Lisboa.

Este ano, o evento, que acontece desde 2011, contará com a participação dos escritores Rui Cardoso Martins, Gisela Casimiro, Ana Paula Tavares, José Gardeazabal, Susana Moreira Marques, Margarida Vale de Gato, Jacinto Lucas Pires, Afonso Cruz, João Tordo, Teolinda Gersão, Alice Neto de Sousa e José Luís Peixoto, além do fotojornalista António Pedrosa.

Os autores lusófonos vão partilhar as suas sessões com escritores norte-americanos, entre os quais Nana Kwame Adjei-Brenyah, Abigail Chabitnoy, Young Smith, Lili Loofbourow, Erica Dawson, Mikael Awake, Chang Era Lee, Megan Fernandes, Deanne Fitzmaurice, Chris Arnold, Jessica Anthony, Timothy Liu e Juan Martinez.

O programa conta ainda com a participação de editores de revistas literárias americanas como a Granta, The Common ou The Rumpus.

O Disquiet tem prevista para a edição deste ano uma sessão especial dedicada a Fernando Pessoa, que será orientada por Richard Zenith, escritor, tradutor e crítico literário americano-português, autor da obra “Pessoa. Uma biografia”, editada no ano passado pela Quetzal.

Segundo o CNC, este programa literário fundamenta-se na crença de que “a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas, tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspectivas e novos ângulos de interpretação do mundo”.

Daqui resulta um “enriquecimento para todos aqueles que nele participam”, acrescenta o mesmo organismo, que conta, desde a primeira edição, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e do Ministério da Cultura.

As sessões do Disquiet – Programa Literário Internacional, algumas das quais serão abertas ao público em geral, vão decorrer no espaço do CNC e na FLAD, mas ocuparão também o Teatro São Luiz, a Academia das Ciências, a Fundação José Saramago, o Teatro Nacional de São Carlos, a Livraria Ferin, o Claustro do Museu de São Roque e o Grémio Literário.

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies