Quinta-feira, Maio 16, 2024

FACULDADE DE TEOLOGIA REALIZA AS 5ª JORNADAS CIENTÍFICA COM O TEMA “QUESTÕES DE FÉ E CULTURA NO CONTEXTO ANGOLANO”

Houve ainda no evento uma mesa redonda sobre o mesmo tema.

Por: apostolado
0 comentário

No âmbito das celebrações dos 25 anos da Universidade Católica de Angola, a Faculdade de Teologia da UCAN realizou, recentemente, as 5ª Jornadas Científica sob o tema “Questões de Fé e Cultura no Contexto Actual de Angola”. A actividade foi aberta com uma oração dirigida por sua Excelência Reverendíssima, Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e presidente da CEAST, que esteve acompanhado no presidium pela Magnífica Reitora da UCAN, Reverenda Irmã Doutora Maria da Assunção e pelo Decano da Faculdade de Teologia, Padre Doutor Jerónimo Cahinga.

Esteve também presente no evento, o Bispo Auxiliar de Luanda, Dom António Bengue em representação do Arcebispo de Luanda e Magno Chanceler da UCAN, Dom Filomeno Vieira Dias.

Além de desejar as boas-vindas, a Reitora da UCAN, Reverenda Irmã Doutora Maria de Assunção que na ocasião saudou e encorajou a Faculdade de Teologia pela iniciativa, incentivando-a a assumir a vanguarda das reflexões, debates e estudos teológicos que ajudem a esclarecer as dúvidas e desvios que concorrem muitas vezes para uma fé cega e uma racionalidade sem fé que aos poucos compromete a sociedade angolana relativamente a perda dos valores morais, espirituais, religiosos e culturais indispensáveis para a construção de uma sociedade harmoniosa e espiritualmente madura.

O Primeiro Painel das 5ª jornadas foi apresentado por sua Excelência Reverendíssima, Dom José Manuel Imbamba que falou sobre “Questões Gerais: Fé e Cultura em Angola”, incidindo a sua reflexão sobre a identidade do cristão angolano.

Na sua locução o Arcebispo de Saurimo e presidente da CEAST, sublinhou que a relação entre a fé e a cultura numa única pessoa tem proporcionado uma experiência muito desconcertante no nosso país, na medida em que, o rito do baptismo em Angola e um pouco por toda África, não significa necessariamente a transição do homo-culturalis, para o cristão renascido pela água do baptismo e que tem nos valores evangélicos o seu programa de vida. Para Dom José Manuel Imbamba o baptismo de muitos jovens e adultos parece constituir uma duplicação identitária e não de assunção de uma nova e única identidade.

Houve ainda no evento uma mesa redonda sobre o mesmo tema.

Foram os prelectores; a Irmã Doutora Mambo Mwanza, Docente da UCAN e membro fundadora da Nascente Associação Religiosa das Irmã-Filhas da Divina Providência; o Frei André Luís Henriques, Pároco da Paróquia de São Lucas e o Padre Doutor Tomás Manuel Maiba, do Clero Diocesano do Uíge.

As 5ª jornadas da Faculdade de Teologia foram abrilhantadas com momentos culturais, prestigiado pelo coro do Seminário Maior de Luanda e pelo poeta e teólogo, Hilário Júlio

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies