O álbum “Príncipe do Semba ” de Eddy Tussa foi lançado no mercado nacional com 15 temas musicais. O artista assume o compromisso na preservação do semba e que não tem pretensão de fazer outras sessões de venda, depois da realizada na Praça da Independência.
Em declarações a IMPRENSA, Eddy Tussa manifestou uma inquietação com a situação actual do estilo que abraça e defende. “O semba que na verdade é bandeira principal da música de Angola está numa fase complicada e preocupante” reconheceu, o músico.
Para reforçar continuou, “por isso, eu acho que devemos nos sentar, reflectir sobre o assunto e fazer um levantamento sério do que se pode fazer e lutar pela preservação, porque se tem feito pouco. É preciso ainda muito trabalho, mas ainda acredito que o semba poderá então assim sobreviver e voltar a brilhar”, disse .
Nove anos depois do lançamento do seu último álbum regressa a comercializar o disco a dez mil Kwanzas. O artista defendeu-se do seguinte modo “é preciso valorizar a obra que é feita com qualidade, obviamente que nem todos podem comprar, mas mesmo quando o álbum custava mil Kwanzas também nem todos adquiriam. O importante é continuar a fazer e nos esforçar fazer a boa música”, avançou o cantor.
Eddy Tussa disponibilizou 1500 cópias e optou por uma produção limitada da obra. O cantor disse ainda que aqueles que não tiveram a oportunidade de adquirir o disco na Praça da Independência, terão de recorrer as plataformas digitais para ter as canções que comportam o disco. Após a sessão de venda, o artista realizou a apresentação ao vivo dos temas do disco e sucessos antigos.
Príncipe do Semba
Das 15 faixas musicais, “Marcela”, Bessangana”, “Para te Agradar” e “Fala Comigo” foram os temas promocionais do álbum que conta com composições de Robertinho, Punidor, Tony do Fumo, Guilhermino e Chilola de Almeida. A maior parte é no estilo semba, mas tem kizomba, zouk e rumba.
O produtor e compositor Chilola de Almeida disse que é sempre uma satisfação enorme trabalhar com o Eddy. Ele tem estado a se firmar como um dos verdadeiros jovens com a intenção de preservar e defender o semba.
Jorge Sardinha um dos fãs do cantor disse que o nome Eddy Tussa também significa falar da música angolana. Revelou que estava ansioso que o cantor voltasse a lançar um disco.