Quinta-feira, Abril 25, 2024

BUSTO DE AGOSTINHO NETO COLOCADO NA FACULDADE DE FILOLOGIA E LETRAS EM ESPANHA

Reforço da relação

Por: apostolado
0 comentário

Foram descerradas, quarta-feira, a placa e o busto do primeiro Presidente de Angola, Antonio Agostinho Neto, na Faculdade de Filologia e Letras, da Universidade Complutense de Madrid, Reino de Espanha.

O acto, que decorreu no quadro das celebrações do 11 de Novembro, dia da Independência Nacional, assinala, também, os 90 anos de memória viva da Faculdade de Filologia e Letras.

 

Para o embaixador Alfredo Dombe, o descerramento da placa e do busto do Presidente da nação angolana “é uma grande honra”, destacando a parceria entre a Missão Diplomática e a Universidade Complutense que torna esta acção possível.

 

“Neste espaço sagrado do conhecimento, honramos não apenas um grande líder e visionário político, mas também um mestre da palavra, cuja poesia transcende fronteiras e ressoa nos corações de pessoas ao redor do mundo”, disse citado num comunicado de imprensa.

 

O embaixador reafirmou, igualmente, que o acto serve para homenagear Agostinho Neto na casa espanhola das letras, reforçando que Neto personifica a capacidade transformadora da arte e da educação.

 

Reforço da relação

 

Por seu turno, a decana da Faculdade de Filologia da Universidade Complutense de Madrid, Isabel Durán, apontou que o descerramento de uma placa comemorativa e um busto da figura do poeta e Primeiro Presidente de Angola representa uma importante relação entre o Governo angolano e o Reino de Espanha.

 

Isabel Durán apontou os feitos e méritos de Agostinho Neto como o destacado escritor, na história da literatura e política de Angola e um visionário e inspirador para a luta pela independência de Angola.

 

A Universidade Complutense de Madrid é actualmente a 3ª maior universidade de ensino presencial do continente europeu e a universidade mais verde de Espanha. É uma das 50 mais verdes do planeta e a universidade pública mais antiga de Madrid.

 

“A Biblioteca María Zambrano tem o nome em homenagem a intelectual, filósofa e ensaísta espanhola María Zambrano Alarcón”, refere o comunicado de imprensa da Embaixada de Angola no Reino de Espanha. Fonte: TPA

 

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies