Sexta-feira, Abril 12, 2024

“AS SEMANAS DE REFLEXÃO SÃO MÉTODOS PARA SE PREPARAR O INTELECTUAL DO HOMEM” DIZ DOM LUNGUEKI

O BISPO AUXILIAR DE LUANDA, DOM ANTÓNIO LUNGUEKI, FEZ ABERTURA DA SEMANA DE REFLEXÃO FILOSÓFICA, QUE DECORRER NO SEMINÁRIO MAIOR DE LUANDA DE 9 A 11 DO MÊS CORRENTE, NA OCASIÃO O PRELADO FEZ SABER QUE “ AS SEMANAS DE REFLEXÃO, SERVEM PARA PREPARAR O INTELECTO DO HOMEM NOVO PARA VÁRIOS ESTRATOS DA SOCIEDADE”.

Por: apostolado
0 comentário

 

O evento que vai durar três dias, foi aberto pelos Bispos Auxiliares de Luanda, Dom António Lunguike Pedro Bengui e Dom Fernando Francisco, em representação de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Arcebispo de Luanda.

Para Dom Lungueki, o evento constitui uma metodologia para o despertar do intelectual do homem, assim como “para o aprofundamento das matérias nas instituições académicas e não só”.

Na ordem das suas ideias, o prelado esclareceu que hoje por hoje a filosofia deve ser interventiva, tudo porque “As pessoas devem aprender a fazer as coisas e aplica-las, sendo que precisamos formar homens de Deus e do mundo, que sejam bons cristãos, uma vez que filosofo é amigo do saber”.

No primeiro dia da reflexão, mais de 480 seminaristas marcaram presença no seminário Maior de Luanda, para aprenderem vários temas que serão abordados na semana de reflexão filosófica que vai durar 3 dias.

Entretanto o director dos estudos do semanário arquiepiscopado de Luanda, Padre Augusto Malelengue, disse que nos dias que correm é imperativo que o seminarista seja bem formado.

Tudo isto acontece face aos actuais desafios do mundo pensando correctamente ainda que não chegue a padre pois será útil na sociedade, por isso defendo que a filosofia não deve se confinar na academia, mas sim deve ser aplicada”.

Temas como Angola precisa de uma filosofia baseada na educação humanizada, Cultura da libertação nacional, repensar a filosofia angolana á luz das diversas filosofias de Angola entre outros serão abordados na semana de reflexão filosófica no seminário maior de Luanda. Vamos acompanhar a peça do repórter Joao Vissesse uma gentileza rádio Ecclesia.

 Repórter: Adão dos Santos  

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies