
Os moradores e activistas do município mais a norte de Luanda, acusam o Administrador municipal de cacuaco Fernando João Francisco, de “militarizar a administração” e só permitir o acesso aos militantes do partido MPLA. Sendo que para outros o acesso é permitido com preenchimento de um formulário entregue pelo seu gabinete.
Lamentavelmente os munícipes de cacuaco, dizem que, quando se deslocam para a administração são barrados pela segurança e agentes da polícia nacional, tudo pelo facto de que a intenção é contactar a pessoal do responsável máximo do município.

“Sempre que nos deslocamos para administração, com objectivo de cantactar o senhor administrador, somos obrigados a explicar o assunto em causa e preencher um formulário, caso contrário não temos acesso, pra que?” Questionam os moradores e activistas.
Outro facto revelado pelos nossos interlocutores tem que ver com a falta de diálogo entre administração e os cidadãos, e aqui vale dizer que o administrador tem “nota zero”.

“O senhor Administrador Fernando João Francisco, nunca visitou a comuna do kikolo, e os bairros mais distantes, porque? Não quer saber da realidade do município que dirige e em que condições os cidadãos vivem, nos vamos lhe mostrar”.
Entretanto, alguns activistas do município, questionam a transparência no que diz respeito a manutenção dos serviços e bens públicos locais.
“Na governação do senhor auxílio Jacob, as coisas ainda tinham pernas para andar, mas agora está tudo parado e o senhor Fernando João não se pronúncia sobre nada”. Lamentam
Por outro lado, questionamos os moradores e activistas sobre a participação no conselho municipal, estes responderam.
“Não somos convidados por sermos críticos das políticas de governação do senhor Fernando João”.

Os moradores e activistas aproveitaram os nossos microfones para denunciarem a existência de vários aterros sanitários na comuna do kikolo, duas valas de água com cheiro nauseabundo a céu aberto, assim como a “falta de manutenção da rede elétrica e de água potável, sem esquecer as vias de acesso e a falta do diálogo permanente entre administração de cacuaco na pessoal do titular da pasta com os moradores e activistas do município”.
Segundo os moradores o administrador municipal cativa os meios financeiros e os projectos já existentes e não faz visitas de constatação nas comunidades.
Repórter Freelancer Adão dos Santos