Sexta-feira, Novembro 7, 2025

ADMINISTRAÇÃO DE CACUACO ESTÁ “MILITARIZADO E SÓ RECEBE MILITANTES DO MPLA” AFIRMAM MORADORES E ACTIVISTAS.

O senhor Administrador Fernando João Francisco, nunca visitou a comuna do kikolo

Por: apostolado
0 comentário

Os moradores e activistas do município mais a norte de Luanda, acusam o Administrador municipal de cacuaco Fernando João Francisco, de “militarizar a administração” e só permitir o acesso aos militantes do partido MPLA. Sendo que para outros o acesso é permitido com preenchimento de um formulário entregue pelo seu gabinete.

 

Lamentavelmente os munícipes de cacuaco, dizem que, quando se deslocam para a administração são barrados pela segurança e agentes da polícia nacional, tudo pelo facto de que a intenção é contactar a pessoal do responsável máximo do município.

“Sempre que nos deslocamos para administração, com objectivo de cantactar o senhor administrador, somos obrigados a explicar o assunto em causa e preencher um formulário, caso contrário não temos acesso, pra que?” Questionam os moradores e activistas.

 

Outro facto revelado pelos nossos interlocutores tem que ver com a falta de diálogo entre administração e os cidadãos, e aqui vale dizer que o administrador tem “nota zero”.

“O senhor Administrador Fernando João Francisco, nunca visitou a comuna do kikolo, e os bairros mais distantes, porque? Não quer saber da realidade do município que dirige e em que condições os cidadãos vivem, nos vamos lhe mostrar”.

 

Entretanto, alguns activistas do município, questionam a transparência no que diz respeito a manutenção dos serviços e bens públicos locais.

 

“Na governação do senhor auxílio Jacob, as coisas ainda tinham pernas para andar, mas agora está tudo parado e o senhor Fernando João não se pronúncia sobre nada”. Lamentam

 

Por outro lado, questionamos os moradores e activistas sobre a participação no conselho municipal, estes responderam.

 

“Não somos convidados por sermos críticos das políticas de governação do senhor Fernando João”.

Os moradores e activistas aproveitaram os nossos microfones para denunciarem a existência de vários aterros sanitários na comuna do kikolo, duas valas de água com cheiro nauseabundo a céu aberto, assim como a “falta de manutenção da rede elétrica e de água potável, sem esquecer  as vias de acesso e a falta do diálogo permanente entre administração de cacuaco na pessoal do titular da pasta com os moradores e activistas do município”.

 

 Segundo os moradores o administrador municipal cativa os meios financeiros e os projectos já existentes e não faz visitas de constatação nas comunidades.

Repórter Freelancer Adão dos Santos

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies