Sexta-feira, Abril 12, 2024

A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL CAROLINA CERQUEIRA, ENCONTRA-SE EM BRASÍLIA.

O evento vai também contar com as presenças dos líderes parlamentares de Moçambique, Cabo Verde e de países da América do Sul.

Por: apostolado
0 comentário

À sua  chegada, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, Carolina Cerqueira, que se faz acompanhar dos deputados Ângela Bragança, Virgílio Tchyova e Américo Chivukuvuku, foi recebida  pelo embaixador de Angola no Brasil, Manuel Bravo.

 

Segundo uma nota de imprensa chegada à ANGOP, em Luanda, o programa das comemorações do bicentenário do Senado do Brasil inicia-se esta segunda-feira (25) com  a abertura do seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias: Desafios na Era Digital”.

 

No mesmo dia, no período da tarde, realiza-se uma sessão  solene  no Plenário do Senado Federal, seguida de um espetáculo artístico e musical denominado “Senado 200 anos: Uma Jornada histórica rumo ao futuro”.

 

À margem das comemorações do bicentenário do Senado brasileiro, a agenda da presidente do Parlamento angolano contempla ainda um encontro com Rodrigo Pacheco, líder do Senado brasileiro, e reuniões  com outras entidades brasileiras e estrangeiras presentes no evento.

 

O evento vai também contar com as presenças dos líderes parlamentares de Moçambique, Cabo Verde e de países da América do Sul.

 

Em 2023, o Presidente brasileiro, Luís Inácio da Silva, visitou o Parlamento angolano acompanhado por uma delegação de senadores e deputados que mantiveram conversações com os homólogos angolanos em vários domínios da cooperação parlamentar.

 

Angola e Brasil mantêm relações político-diplomáticas desde a Independência nacional angolana, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

 

No âmbito da parceria estratégica entre os dois países, existem 70 projectos de cooperação bilateral.

 

Por meio do  Grupo de Amizade e Solidariedade Parlamentar Angola/Brasil, criado em 2022, os dois países procuram imprimir um maior dinamismo no intercâmbio entre os seus órgãos legislativos.

 

O objectivo é contribuir para o fortalecimento das relações bilaterais, na perspectiva do relançamento dos laços de solidariedade e de irmandade entre os dois países.

 

A cooperação entre Angola e Brasil começou a desenhar-se, a 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

 

No âmbito desse acordo, os dois países desenvolveram a  cooperação bilateral nas áreas da Saúde, da Cultura, da Administração Pública, da Formação Profissional, da Educação, do Ambiente, do Desporto, da Estatística e da Agricultura.

 

O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a Independência de Angola, logo após a sua proclamação, pelo Presidente António Agostinho Neto.

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies