“Este é o momento de reconhecimento e de gratidão a Deus por tudo que recebemos ao longo destes 25 anos”, são as palavras do Arcebispo de Luanda e Magno Chanceler da UCAN, Dom Filomeno Vieira Dias durante a homilia que marcou o início das celebrações do jubileu dos 25 anos da Universidade Católica de Angola desde a sua criação em 1999. A celebração eucarística aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024, na Praça de Alimentação da UCAN e contou com a presença de várias entidades académicas, fiéis católicos, e não católicos.
O prelado que falava aos ucanianos recorrendo à parábola dos 10 leprosos, narrada no livro de São Lucas, exortou aos presentes a celebrarem a data com sentimento de gratidão, sublinhando que ao longo destes 25 anos, a UCAN marcou o caminho e a vida do país, vivificando as melhores energias intelectuais nas várias áreas do saber.
No final da missa, a Magnífica Reitora, Irmã Doutora Maria da Assunção, tomou a palavra para agradecer e reconhecer o empenho de toda comunidade e convidados nestas celebrações.
O dia 21 marcou o primeiro dia das celebrações com a eucaristia e o dia 22 de fevereiro de 2024, acontecerá o acto solene, a partir das 8 horas. Esta actividade vai contar com uma conferência sobre “História, perspectivas e papel das Universidades Católicas no desenvolvimento dos países” que será proferida pela Engª Albina Assis.
Reporter Florencia Chimuango