O embaixador dos Estados Unidos da América acreditado em Angola, Tulinabo Mushingi, felicitou, esta quinta-feira, 26, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, pelo seu empenho à frente do órgão legislativo angolano.
“Este ano parlamentar, a Assembleia Nacional aprovou mais de 20 iniciativas legislativas. A presidente Carolina Cerqueira, além de demonstrar capacidade para gerir os interesses das diferentes forças políticas com assento parlamentar, soube elevar o nome de Angola, não só na região da SADC, como no mundo”, sustentou o diplomata americano.
Em fim de mandato no nosso país, Tulinabo Mushingi fez saber que os EUA vão continuar a acompanhar os esforços de desenvolvimento nacional para o bem-estar do povo angolano. Refere, por isso, que com a vinda à Angola do Presidente Joe Biden reforçar-se-á o compromisso de cooperação entre os dois Estados, sobretudo no domínio económico.
Visita à Angola do Presidente Joe Biden
“Não foi por acaso que o Presidente dos EUA, Joe Biden, escolheu deslocar-se à Angola, entre os 55 país africanos, antes de terminar o seu mandato. Devo dizer que reconhecemos as potencialidades deste país”, sublinhou o embaixador. Recordou ainda que Angola e EUA acabaram de celebrar 30 anos de relações diplomáticas, assente em 3 eixos fundamentais, a prosperidade, a segurança e a boa governação.
No que concerne à cooperação bilateral, o diplomata americano realçou, igualmente, o apoio do seu país na modernização das Forças Armadas Angolanas, bem como no investimento do projecto da Parceria para Infra-estrutura Global e Investimento (PGI) do G7 para a construção da primeira rede ferroviária transcontinental de acesso aberto de África, que começa no Lobito e, em última instância, conectará o Oceano Atlântico ao Oceano Índico.
Consta também do programa de cooperação o fortalecimento da democracia e do engajamento cívico, acções para a segurança climática e transição para energias limpas e a melhoria da paz e da segurança. Fonte: AN