Sexta-feira, Setembro 27, 2024

TULINABO MUSHINGI, EMBAIXADOR AMERICANO RECONHECE EMPENHO DA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

Não foi por acaso que o Presidente dos EUA, Joe Biden, escolheu deslocar-se à Angola

Por: apostolado
0 comentário

O embaixador dos Estados Unidos da América acreditado em Angola, Tulinabo Mushingi, felicitou, esta quinta-feira, 26, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, pelo seu empenho à frente do órgão legislativo angolano.

 

“Este ano parlamentar, a Assembleia Nacional aprovou mais de 20 iniciativas legislativas. A presidente Carolina Cerqueira, além de demonstrar capacidade para gerir os interesses das diferentes forças políticas com assento parlamentar, soube elevar o nome de Angola, não só na região da SADC, como no mundo”, sustentou o diplomata americano.

 

Em fim de mandato no nosso país, Tulinabo Mushingi fez saber que os EUA vão continuar a acompanhar os esforços de desenvolvimento nacional para o bem-estar do povo angolano. Refere, por isso, que com a vinda à Angola do Presidente Joe Biden reforçar-se-á o compromisso de cooperação entre os dois Estados, sobretudo no domínio económico.

 

Visita à Angola do Presidente Joe Biden        

 

“Não foi por acaso que o Presidente dos EUA, Joe Biden, escolheu deslocar-se à Angola, entre os 55 país africanos, antes de terminar o seu mandato. Devo dizer que reconhecemos as potencialidades deste país”, sublinhou o embaixador. Recordou ainda que Angola e EUA acabaram de celebrar 30 anos de relações diplomáticas, assente em 3 eixos fundamentais, a prosperidade, a segurança e a boa governação.

No que concerne à cooperação bilateral, o diplomata americano realçou, igualmente, o apoio do seu país na modernização das Forças Armadas Angolanas, bem como no investimento do projecto da Parceria para Infra-estrutura Global e Investimento (PGI) do G7 para a construção da primeira rede ferroviária transcontinental de acesso aberto de África, que começa no Lobito e, em última instância, conectará o Oceano Atlântico ao Oceano Índico.

Consta também do programa de cooperação o fortalecimento da democracia e do engajamento cívico, acções para a segurança climática e transição para energias limpas e a melhoria da paz e da segurança. Fonte: AN

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies