Terça-feira, Setembro 23, 2025

TÉTE ANTÓNIO REALÇA POTENCIAL DA ZONA DE LIVRE COMÉRCIO AFRICANA NA ATRACÇÃO DE INVESTIMENTOS

Participaram do evento, dentre outras personalidades, Francia Márquez Mina, Vice Presidente da Colômbia, e Mahamadou Ali Youssouf, líder residente da Comissão da União Africana.

Por: apostolado
0 comentário

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou, na segunda-feira, o potencial da Zona de Comércio Livre Continental Africana como um dos maiores projectos de integração económica do mundo, que oferece novas oportunidades para dinamizar o comércio inter-regional, atrair investimentos e diversificar parcerias estratégicas.

 

O chefe da diplomacia angolana falava na Reunião Ministerial entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e a União Africana, na qualidade de presidente do Conselho Executivo desta organização continental, revela uma nota de imprensa.

 

Segundo o ministro, a África e a América Latina e Caribe partilham valores, aspirações e desafios comuns, pelo que impõe-se reforçar as relações institucionais, melhorar a coordenação programática e identificar projectos emblemáticos que possam dar visibilidade e consistência a esta parceria.

 

Vantagens significativas

Téte António disse, também, estar convicto de que a CELAC poderá beneficiar destas oportunidades, ao mesmo tempo que o continente africano encontrará vantagens significativas no estreitamento das trocas com a América Latina e Caribe.

 

Para que esta visão se traduza em acções concretas, o chefe da diplomacia angolana recomendou a criação de um Grupo Técnico Conjunto CELAC-União Africana com a responsabilidade de desenvolver um Plano de Acção Comum, assente em prioridades partilhadas e metas claras.

 

Do mesmo modo, recomendou que a Direcção dos Cidadãos e Diáspora (CIDO) da Comissão da União Africana analise de forma detalhada a proposta desta parceria, de maneira que seja apresentada uma recomendação ao COREP, para posterior submissão ao Conselho Executivo e à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo*, programada para Fevereiro de 2026.

 

Participaram do evento, dentre outras personalidades, Francia Márquez Mina, Vice Presidente da Colômbia, e Mahamadou Ali Youssouf, líder residente da Comissão da União Africana.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies