O Serviço de Investigação Criminal (SIC), por via da sua Direcção Nacional de Combate aos Crimes contra o Património, desencadeou, na sequência de uma denúncia, uma operação que culminou com o desmantelamento de uma rede criminosa e a detenção, em flagrante delito, de dois cidadãos nacionais, com idades de 28 e 36 anos, tidos como os principais cabecilhas do grupo.
Os detidos são acusados dos crimes de Associação Criminosa, Falsificação de Documentos, Furto, Abuso de Confiança e Burla, consubstanciados no descaminho de viaturas alugadas em empresas de rent-a-car, que posteriormente eram hipotecadas a terceiros, mediante a apresentação de documentos autênticos obtidos de forma fraudulenta, em troca de valores monetários avultados.
O SIC apurou que os acusados alugavam as viaturas por períodos de duas semanas e, nesse mesmo intervalo, procediam à adulteração da documentação dos veículos, com a finalidade de comercializá-las a preços baixos ou utilizá-las como meio de troca.
No decurso das investigações, o SIC recuperou, de forma faseada, 12 viaturas, sendo sete (07) de gama alta, todas em posse de terceiros e com documentação falsificada, nomeadamente viaturas das marcas Lexus, Jetour, Mitsubishi, Suzuki Expresso, entre outras.
Os detidos serão apresentados ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes e, posteriormente, ao Juiz de Garantias, para aplicação das medidas de coacção processual que se impuserem. Fonte: SIC GERAL