O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), realizou, de 4 a 7 de Abril de 2024, a operação “Maré Baixa” que culminou com saldo positivo em todo o território nacional.
A informação foi avançada pelo Subcomissário Bombeiro, Pedro C. Bambi, Director de Operações do SPCB, nesta segunda-feira, 8 de Abril de 2024, nas instalações do Quartel Principal do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, em Luanda.
“A referida actividade visou garantir a redução do índice de afogamentos em todo o país por via do controle do risco, através de acções específicas que têm que ver com a sensibilização ostensiva dos banhistas na praias marítimas, fluviais, cacimbas e piscinas”, afirmou Pedro Bambi.
O responsável avançou, ainda que, foram empregues 2.482 efectivos em todo o território nacional, que sensibilizaram 38.352 cidadãos, com um registo total de 14 ocorrências, dentre os quais 12 afogamentos.
Por outro lado, o porta-voz do SPCB, superintendente Bombeiro, Wilson Baptista, sublinhou a colocação de barreiras de controlo de acesso de grupos de crianças desacompanhadas às praias, a interpelação de grupos de riscos, de multidões e aqueles que levam quantidades elevadas de bebidas alcoólicas.
Outrossim, destacou que o balanço é positivo, pois embora ter se registado 12 mortes, que ocorreram fora do perímetro balnear protegido, em que não há presença de nadadores salvadores.
Finalmente, afirmou que o SPCB está engajado na formação de mais efectivos nadadores salvadores que brevemente estarão a disposição dos Comandos Provinciais, por formas a se efectuar as abordagens necessárias no acto de afogamento.
Participaram do acto, o superintendente Bombeiro, Sanu Maria, Comandante do Quartel Principal do SPCB, distintos oficiais, subchefes e agentes Bombeiros. Fonte: SPCB