O Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou, hoje, conhecimento com profunda consternação, do falecimento do camarada Francisco Sozinho Chihuissa, ocorrido no dia 25 de Junho de 2025, vítima de doença.
Numa mensagem de condolências, o MPLA descreve que o malogrado, natural de Lucapa, província da Lunda Norte, onde nasceu a 24 de Setembro de 1952, destacou-se desde muito jovem pelo seu firme compromisso com a luta política e ideológica pela Independência Nacional.
Na missiva, o partido enaltece ainda como militante exemplar, propagandista convicto e patriota dedicado, tendo dedicado a sua vida à defesa dos ideais de liberdade, justiça, democracia e progresso social, causas que abraçou com determinação inabalável em prol do povo angolano.
“Ao longo da sua trajectória, desempenhou com elevado sentido de responsabilidade e patriotismo diversas funções de relevo no seio do Partido e do Executivo, das quais se destacam: Membro do Comité Central e do Bureau Político do MPLA, Deputado à Assembleia Nacional, Primeiro Secretário do MPLA e concomitantemente Governador da Província da Lunda-Sul”, lê-se na mensagem.
Neste momento de dor e luto, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, em nome de todos os militantes, inclina-se perante a memória do camarada Francisco Sozinho Chihuissa e endereça à família enlutada os mais profundos e solidários sentimentos de pesar, enaltecendo o seu inestimável contributo à causa do MPLA, ao serviço do povo e do desenvolvimento de Angola.