O Presidente da República, João Lourenço, trabalha, hoje, na província do Moxico-Leste, devendo, entre outras acções, visitar o espaço preparado para a construção da futura cidade de Cazombo, capital da província.
De acordo com o secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, este vai ser o facto mais relevante da visita do Chefe de Estado a esta parcela do território nacional.
Luís Fernando precisou que, neste local, vai ser testemunhado o arranque da construção de infra-estruturas que vão transformar a actual vila de Cazombo em cidade com o mesmo nome e com estatuto de capital de província.
“Portanto, um momento histórico, um acontecimento que a todos vai marcar”, ressaltou o secretário do Presidente da República quando falava sobre a deslocação de João Lourenço a Cazombo.
Luís Fernando disse estar, igualmente, previsto, dentro do mesmo espírito, a visita do Presidente da República ao espaço físico onde será montado um hospital de campanha e um parque fotovoltaico.
O programa do Chefe de Estado prevê, também, encontros de trabalho com as autoridades locais e com os governantes que o vão acompanhar a partir de Luanda.
O secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa fez saber que a visita de trabalho do Titular do Poder Executivo a Cazombo, que termina hoje, enquadra-se no esforço necessário de criação de condições para que as três novas unidades provinciais, resultantes da nova Divisão Político-Administrativa, funcionem em ambiente de normalidade.
Moxico Leste passa, assim, a ser a primeira província, das três criadas no quadro da nova Divisão Político-Administrativa, a ser visitada, oficialmente, pelo Chefe de Estado, João Lourenço.
A população de Cazombo aguarda, com muita euforia, pela primeira visita oficial do Presidente João Lourenço.
Para os cidadãos locais, esta deslocação do Presidente João Lourenço à futura cidade sede da província, governada por Crispiniano dos Santos, vai elevar o moral da população em relação ao tão desejado progresso da região.
“Temos a certeza de que o Presidente da República vai trazer orientações bem precisas sobre o rumo que se deve tomar para o desenvolvimento não só de Cazombo, mas, de uma maneira geral, da nossa própria província”, vaticinou o cidadão França Salomai Massaco, em declarações ao Jornal de Angola.
A residir em Cazombo há mais de 50 anos, França Salomai Massaco revelou que a população local aguardou muito por este momento. “Não pensámos que fossemos ser a primeira província, entre as três criadas, a receber a visita do nosso Presidente. Estamos, por isso, muito satisfeitos”, acentuou.
Questionado sobre as vantagens da nova DPA na vida da população local, Massaco contou que a decisão colocou fim a um conjunto de constrangimentos que se vivia no passado, como a deslocação para municípios longínquos à procura de serviços em falta na região. “Era uma situação muito difícil. Apesar de, actualmente, ainda não dispomos destes mesmos serviços, estamos felizes, porque sabemos que, mais cedo ou mais tarde, vamos ter tudo isso aqui na nossa província”, aclarou.
Quem, também, se mostrou feliz com a visita do Presidente da República a Cazombo foi a cidadã Lídia Sombo. Vendedora no mercado municipal, esta cidadã destacou que a visita reitera o compromisso do Presidente João Lourenço com o progresso integral do país.
“É mais uma prova de que ele não quer ficar só por Luanda. Quer acompanhar de perto o desenvolvimento de todas as províncias. Assim é que está bom”, ressaltou Lídia Sombo.
Por seu lado, o jovem Sebastião Mateus, a residir em Cazombo desde a mais tenra idade, vaticinou que o município não será o mesmo depois da visita do Presidente da República.
“Nenhum pai quer ver os seus filhos em constante sofrimento, razão pela qual acredito que o Presidente vai deixar orientações bem precisas sobre o desenvolvimento do nosso município”, frisou o jovem Sebastião Mateus.