Sexta-feira, Abril 12, 2024

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO VAI DISTRIBUIR MAIS DE DOIS MILHÕES DE MANUAIS ESCOLARES

O Secretário de Estado adiantou ainda que a venda destes manuais é expressamente proibida e as autoridades estão de alertas para deter e sancionar quem assim proceder.

Por: apostolado
0 comentário

O Ministério da Educação (MED) vai distribuir mais de dois milhões de manuais escolares do Ensino Primário, gratuitamente, anunciou, ontem, em Malanje, o secretário de Estado para Educação Pré-escolar e Ensino Primário.

Pacheco Francisco, que falava à imprensa, garantiu que o processo de distribuição dos manuais pelas províncias já está em marcha e espera chegar até às zonas recônditas, para que ninguém fique para trás.

Condições criadas para o arranque do Ano Lectivo

O secretário de Estado para Educação Pré-escolar e Ensino Primário assegurou que estão criadas todas as condições para o arranque do Ano Lectivo 2023/2024.

Pacheco Francisco afirmou que, neste momento, há um grande esforço para que o período lectivo decorra sem sobressaltos.

 Nesta altura, disse, estão a decorrer as matrículas e as vagas disponíveis não vão permitir enquadrar no sistema normal de ensino todas as crianças em idade escolar, devido à falta de instituições escolares.

O secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar defendeu a construção de mais escolas, sobretudo para a iniciação, primeira, sétima e décima classes, tendo em conta o crescente número de estudantes.

“Existem mais escolas a nível de base, no ensino primário, e mesmo assim não são suficientes. O número de escolas para o primeiro ciclo não é igual ao do ensino primário e do segundo ciclo”, realçou, acrescentando que, depois das matrículas, os professores serão capacitados, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Segundo Pacheco Francisco, o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) está a permitir a construção e reabilitação de muitas escolas, apesar de ainda serem insuficientes devido ao aumento do número de alunos, o que faz com que haja salas com mais de 60 estudantes.

Quanto ao calendário escolar, referente ao Ano Lectivo 2023/2024, o primeiro trimestre vai ter início entre 12 e 15 de Setembro de 2023 e termina a 15 de Dezembro de 2023. Seguem-se as férias da quadra festiva que, de acordo com o calendário, vai envolver o período que vai de 18 de Dezembro de 2023 a 2 de Janeiro de 2024.

O segundo trimestre vai começar a 3 de Janeiro de 2024 e terminar a 22 de Março de 2024, e finalmente, o terceiro trimestre vai iniciar a 8 de Abril de 2024. Depois segue-se a fase dos exames, correcção das provas, a realização dos recursos, afixação das pautas e encerramento  do Ano Lectivo.

Lembrar que de 12 a 14 de Fevereiro decorre a pausa ligada ao Carnaval  e cerca de um mês depois, mais concretamente entre os dias 25 de Março a 5 de Abril vai ocorrer a celebração da Páscoa.

Os encarregados de educação e os estudantes em geral são instados, pelas autoridades, a recorrer às instituições púbicas  e privadas, devidamente autorizadas, e aos procedimentos legais para a realização de matrículas, para evitar situações de burlas e falsas promessas, geralmente, muito frequentes nesta fase inicial do Ano Lectivo.

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies