Um total de 100 crianças dos lares Margarita e Vivência Feliz foi assistido gratuitamente, na primeira edição da Feira de Saúde Vidas ZAP.
A feira, que decorreu no passado sábado, contou com o apoio de parceiros clínicos como Unisaúde, Centro Vita e Centro Óptico que disponibilizaram diversos serviços médicos grátis, como rastreio dentário, rastreio nutricional e rastreio oftalmológico, além de actividades educativas sobre saúde.
De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, o evento procura incentivar a saúde e o bem-estar das crianças, destacando a prevenção e a adopção de hábitos saudáveis.
O acto reforça, igualmente, o compromisso da ZAP com as causas sociais, principalmente no apoio à saúde infantil.
Segundo a coordenadora de Comunicação e Marketing da Clínica Centro Vita, a contribuição da clínica deu-se em termos do rastreio de clínica geral e representa o compromisso de “promover saúde para aqueles que não têm acesso a cuidados médicos”.
Já o Centro Óptico deixou importantes recomendações às crianças, orientando-as para as pausas durante o uso de aparelhos electrónicos, evitando desta forma o desconforto ocular que algumas relataram.
Por sua vez, a responsável pela Área Médica e Técnica da Clínica Unisaúde, frisou que o seu contributo esteve relacionado com rastreios de saúde bucal e avaliações nutricionais às crianças, orientando-as para “a importância da alimentação saudável, hidratação e higiene bucal” e acrescentou “felizmente, elas estão com bom estado nutricional”.
Por fim, o gestor de Parcerias da ZAP, Marcial Domingos, fez saber que “a feira da saúde teve como objectivo oferecer serviços médicos às crianças de dois lares, Margarita e Vivência Feliz, promovendo um ambiente diferente para socialização e convivência” e que a intenção é de expandi-la a outras regiões de Angola”.