Com o lema: Com Nossa Senhora da Vitória Sejamos discípulos Fiéis e Alegres, o Santuário de Nossa Senhora da Vitória, em Massangano, acolheu neste domingo, 18 de agosto de 2025, o solene encerramento da Peregrinação anual, que reuniu uma multidão de mais de oito mil fiéis provenientes de várias paróquias da Diocese de Ndalatando e de outras localidades vizinhas.
A celebração eucarística foi presidida por Sua Reverendíssima Dom Almeida Kanda, bispo de Ndalatando, que na sua homilia destacou os ensinamentos das leituras bíblicas deste domingo, convidando os fiéis a fortalecerem a fé e a caminharem com esperança, coragem e compromisso cristão. Ao mesmo tempo, Dom Kanda dedicou uma profunda reflexão sobre Maria, Nossa Senhora da Vitória, apresentada como modelo de mãe, de obediência a Deus e de confiança absoluta na sua providência, chamando os fiéis a seguirem o seu exemplo de amor e dedicação.
O acto solene foi igualmente testemunhado por Sua Excelência João Diogo Gaspar, governador da província do Cuanza Norte, acompanhado do seu estafe, que se uniram à multidão de peregrinos para viver este momento de fé e comunhão.
O ambiente festivo, marcado por cânticos, orações e gestos de devoção, reforçou a importância do Santuário de Massangano como lugar privilegiado de encontro espiritual, onde o povo de Deus renova a sua fé e consagra-se à proteção materna da Virgem Maria, pedindo bênçãos para as famílias, para a província e para todo o país.
Assim, o encerramento desta edição da Peregrinação a Nossa Senhora da Vitória deixou em todos os presentes uma forte mensagem de fé, de unidade e de esperança, consolidando Massangano como referência de espiritualidade e devoção mariana.
FONTE: Paroquia Virtual