Quinta-feira, Agosto 21, 2025

JOÃO LOURENÇO: “COM PARCEIROS COMO JAPÃO PODEMOS ACELERAR A CONSTRUÇÃO DA ÁFRICA QUE QUEREMOS”

Na visão do estadista angolano, uma colaboração benéfica para ambas as partes deve assentar em bases sólidas que vão, para além do comércio, passando pelo investimento privado directo

Por: apostolado
0 comentário

 

O Presidente da União Africana, João Lourenço, assegurou, esta quinta-feira, em Yokohama, que o futuro de África é brilhante e “com parceiros como o Japão podemos acelerar a construção da África que Queremos”, um continente próspero, integrado e desenvolvido dos pontos de vista económico, técnico-industrial e social.

 

“Apelo à identificação de estratégias operacionais que capacitem os nossos sectores privados, colmatem as lacunas de investimento, promovam a diversificação e resiliência das economias e acelerem a realização da Agenda 2063”, pediu o líder da União Africana, ao discursar na abertura de um painel de debate sobre a actividade empresarial pública e privada, à margem da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD-2025).

 

João Lourenço convidou, igualmente, as empresas japonesas a estabelecerem e reforçar relações de cooperação com empresários africanos, a investir em soluções para os desafios que enfrentamos, a apoiar no desenvolvimento do nosso capital humano e a criar cadeias produtivas de valor modernas e eficientes, consolidando a parceria estratégica e histórica entre o Japão e África.

 

Na visão do estadista angolano, uma colaboração benéfica para ambas as partes deve assentar em bases sólidas que vão, para além do comércio, passando pelo investimento privado directo, a fim de promover uma relação sustentável a longo prazo que contribua para a prosperidade partilhada.

 

Japão reitera aposta em África

Na sua intervenção, o Primeiro-Ministro japonês, Shigeru Ishida, ressaltou o quanto o seu país se está a movimentar em direcção ao continente africano, onde ano após ano cresce exponencialmente o número de empresas japonesas presentes nos diferentes mercados.

 

Considerou, ainda, notável o volume de acordos a ligarem dezenas de países africanos ao Japão, como se informou publicamente na cerimónia para esse fim realizada na jornada da manhã, e assegurou que a direcção desse gráfico continuará em ascensão.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies