A Polícia Nacional de Angola e o Serviço de Investigação Criminal no Bié desencadearam, de 1.º de Agosto a 8 de Setembro, diversas operações que resultaram no desmantelamento de seis grupos de marginais e detenção de 44 cidadãos nacionais, com idades entre 18 e 70 anos. Os detidos estão implicados em crimes como roubos, homicídios, abusos sexuais, vandalização de bens públicos, tráfico de menor gravidade e ofensas graves à integridade física, muitas vezes com recurso a armas de fogo.
Dentre os casos de maior destaque, constam o homicídio de um professor de 33 anos durante o roubo de uma motorizada no bairro Castanheira, no Cuito; o abuso sexual seguido de homicídio de uma menor de 17 anos no bairro das 500 Casas; e a detenção de dois cidadãos envolvidos em ofensas graves à integridade física, com uso de arma de fogo, no município do Chinguar.
No decurso das operações, foram igualmente recuperadas 10 armas de fogo (5 AKM e 5 pistolas), 13 motorizadas, 13 quilogramas de estupefaciente (liamba), botijas de gás, computadores, telemóveis e outros bens usados na prática de ilícitos. O Delegado e Comandante Municipal da Polícia Nacional de Angola no Cuito, Superintendente António Mendonça Ngueve, sublinhou que estas acções reafirmam o compromisso das forças policiais em prevenir e combater a criminalidade, destacando que “nenhum crime ficará impune”.
Fonte: GCIIMI