Quinta-feira, Dezembro 18, 2025

FALECEU ENGENHEIRO ANTÓNIO MOTA, LÍDER HISTÓRICO DO GRUPO MOTA-ENGIL

A Mota-Engil perde assim uma figura marcante na sua história, a quem “muito deve o que é hoje”

Por: apostolado
0 comentário

O Grupo Mota-Engil anunciou com “profundo pesar e consternação” o falecimento do Engenheiro António Mota, líder histórico do grupo que assumiu a presidência durante mais de 27 anos, entre 1995 e janeiro de 2023. O empresário faleceu esta manhã na cidade do Porto.

 

Legado de um visionário

Num comunicado emocionado, a empresa descreveu António Mota como:

 

“Um Homem extraordinário pelo empresário visionário que deixa um Legado ímpar, como pelo espírito humanista e solidário que sempre teve para com a sociedade, e a marca que deixa em cada um dos que o conheceram.”

 

A Mota-Engil perde assim uma figura marcante na sua história, a quem “muito deve o que é hoje” – um Grupo Multinacional reconhecido pela qualidade de Engenharia e por uma gestão com elevado compromisso com cada cliente e parceiro.

 

Carreira e liderança

António Mota foi caracterizado como um líder carismático e empresário visionário que soube inspirar equipas e criar relações de proximidade e respeito com as diferentes gerações de colaboradores. A sua liderança era suportada em valores que transmitia a todos os que com ele trabalhavam.

 

A sua visão estratégica e dedicação de toda uma vida permitiram transformar a Mota-Engil, um legado recebido do seu pai, num dos maiores grupos económicos portugueses e uma referência mundial do setor da engenharia e construção.

 

Valores e cultura empresarial

O comunicado destaca a combinação rara no Engenheiro António Mota de “elevada exigência e de uma humanidade sempre presente”. A sua exigência advinha da ambição de ser um gestor de Excelência, conjugada com uma conhecida dedicação e sentido de responsabilidade para com todos os colaboradores.

 

A sua humanidade e espírito solidário contribuíram de forma marcante para a Cultura e Valores que caracterizam hoje a Mota-Engil, reflexo dos ensinamentos que transmitia diariamente em cada país e obra que visitava.

 

Ligação especial com Angola

O comunicado revela uma particular ligação afectiva com Angola, onde na sua juventude era tratado carinhosamente como “O mais Velho” – uma distinção que representava exemplarmente como “a voz sempre presente, com a experiência e o conhecimento profundo” do que sabia ser o melhor para o Grupo.

 

Cerimónias fúnebres

As cerimónias fúnebres terão lugar no dia 1 de Dezembro, de acordo com o seguinte programa:

 

10h30: Velório na Igreja de São Gonçalo, em Amarante

15h00: Missa na mesma igreja

Segue para o jazigo da família no cemitério de Amarante

Homenagem institucional

A Administração do Grupo Mota-Engil, bem como os seus mais de 52 mil colaboradores em todo o mundo, associam-se para transmitir à Família Mota as mais sinceras condolências.

 

A Direção de Relações Institucionais e Comunicação sublinha o compromisso de “honrar e dar a devida continuidade” aos valores e visão transmitidos pelo Engenheiro António Mota nas gerações que se seguirão.

 

Impacto no sector

A morte do Engenheiro António Mota representa uma perda significativa para o sector da construção e engenharia a nível global, tendo sido uma figura chave na transformação de uma empresa familiar portuguesa numa multinacional de referência internacional, com forte presença em mercados como o angolano e outros países africanos e sul-americanos.

Também lhe poderá interessar

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies