Sob o lema “Pensar Economia a partir da UCAN”, a Faculdade de Economia realizou recentemente um workshop na Universidade Católica de Angola, reunindo destacados profissionais do mosaico angolano para refletir sobre a actual conjuntura económica do país. O evento decorreu numa tarde de sexta-feira, no edifício Michael L. Kennedy da UCAN. Um evento que integra-se nas celebrações dos 25 anos da instituição e dos 50 anos da independência nacional.
Em representação da Magnífica Reitora, o Vice-Reitor para Investigação e Extensão Universitária, Padre Doutor Jerónimo Cahinga, fez a abertura oficial do workshop. Na ocasião, expressou o desejo de que o encontro servisse como um momento de renovação de convicções, reafirmação do compromisso com o país e de celebração da missão de “formar para transformar e educar para servir”.
Para o Padre Cahinga pensar economia a partir da UCAN é ter um olhar enraizado no humanismo cristão onde a dignidade da pessoa humana, o bem comum, a justiça social e a solidariedade se posicionam como princípios orientadores da acção formativa e de análise crítica da realidade.
Segundo o sacerdote, há 25 anos que a UCAN afirma-se como espaço de formação integral onde a ciência dialoga com a fé e o rigor académico com a responsabilidade ética razão pela qual, hoje são visíveis o impacto dos antigos estudantes nos diversos de sectores da economia nacional sempre animados por uma visão de serviço, competência e integridade.
A mesa redonda que discorreu com o tema central “Pensar Economia a partir da UCAN” incluiu diversas preleções ministradas por especialistas de renome a nível nacional, muitos deles Alumni da Universidade Católica de Angola.
O Decano da Faculdade de Economia, Dr. Alano Sicato, abriu as apresentações com a conferência “Educação e Transformação na Universidade”. No início de sua intervenção, ressaltou o privilégio de reunir professores, estudantes e amigos da UCAN para refletir sobre um tema que diz respeito a todos, pois, segundo ele, pensar economia é pensar em pessoas.
O prelector definiu o workshop como uma oportunidade única de unir o rigor académico, científico e técnico das universidades à responsabilidade Ética e Social preconizada pela Doutrina Social da Igreja.
Entre os oradores estiveram o primeiro Decano da Faculdade de Economia e Gestão, Dr. Justino Pinto de Andrade, bem como, Dr. Carlos Rosado, Dr. Alves da Rocha e Dr. Carlos Hilário. A nova geração de economistas marcou presença com Dr. Emílio Londa, Wilson Chimuco, Henrique Kiniaki, Frady Menezes, Manuel Bamba, Euriteca Nunes e Wilson Neves.
O evento contou também com a participação do coro da Universidade Católica de Angola, que o abrilhantou com seus cantos fabulosos e entrega de Certificados de reconhecimento para alguns dos quadros da respectiva Faculdade e benfeitores.