O Chefe Nacional da Associação de Escuteiros de Angola, Kikas Machado, garantiu ontem, 27/10/2023, estarem criadas as condições para a implementação imediata do protocolo de cooperação entre a AEA e o MED para a abertura de unidades escutistas nas escolas públicas e privadas do país.
O líder do órgão executivo da AEA fez essas declarações aos jornalistas no final da cerimônia de assinatura do protocolo que teve lugar no salão nobre do MED.
O Chefe Kikas Machado, disse ainda que a nível da Organização Mundial do Movimento Escutista, a maioria das organizações nacionais já têm implementado o Escutismo nas escolas e por isso, a AEA conta com o apoio directo do Escritório Mundial do Escutismo e da Associação Escutista do Kénia enquanto organização africana com maior experiência na matéria e que tem praticamente 90% do seu efectivo nas escolas.
O Chefe Nacional, apontou que o passo seguinte passará pela formação em matéria de fundamentos do Escutismo, dos responsáveis e profissionais do MED que estarão directamente envolvidos no processo de implementação, e em seguida, serão selecionadas as primeiras escolas nas quais se efectuarão o recrutamento e a formação dos Adultos que estarão ao serviço dos Jovens Escuteiros.
Importa referir que protocolo para implementação do Escutismo nas escolas, assinado no dia 27/10/2023 entre a AEA e o MED, duas instituições vocacionadas em matéria de educação, foi motivado pelo interesse do estado em elevar cada vez mais os valores morais e cívicos na sociedade angolana e a visão da AEA de permitir que um número maior de crianças, adolescentes e jovens possam beneficiar da proposta educativa do Escutismo e consequentemente tornarem-se cidadãos melhores. Por um Escutismo Para Todos.