A embaixatriz de Angola na Côte d’Ivoire, Maria Pacheco, participou, sexta-feira, de um encontro das embaixatrizes, no âmbito do estreitamento das relações de amizade entre as esposas dos embaixadores naquele país da África Ocidental.
Segundo uma nota de imprensa enviada a nossa redação, o encontro foi promovido pelo Grupo de Esposas dos Chefes das Missões Diplomáticas acreditado na Côte d’Ivoire (GECMDCI).
Na reunião, avança a nota, foram abordadas questões relativas ao funcionamento e organização interna deste órgão, bem como balanceou o grau de execução do plano anual de actividades concebido o ano transacto e perspectivou outras tarefas atinentes ao apoio humanitário às comunidades marfinenses.
Enquanto parceiro e auxiliador dos respectivos Chefes das Missões Diplomáticas, o GECMDCI, que beneficia do prestimoso apoio material e institucional da Primeira-Dama da República, Dominique Ouattara, é um órgão de carácter filantrópico com propósito de promover e realizar acções conducentes ao apoio social a famílias ivoirenses carenciadas, principalmente as crianças desfavorecidas.
De acordo com o comunicado, constam do plano geral das suas actividades, entre outras, o combate à descriminação da mulher, incentivo na luta pela emancipação, apoio sanitário às crianças e jovens desfavorecidos.
“Um exemplo desta acção altruísta, é a construção de escolas e hospitais que contarão com a participação ou intervenção de médicos procedentes da Arábia Saudita, tarefa que será desenvolvida pela embaixatriz deste país do Médio Oriente”, lê-se na nota.
Durante o encontro, acrescenta o comunicado, as embaixatrizes procederam, também, ao balanço das actividades desenvolvidas nos últimos seis meses, com destaque para as visitas aos hospitais materno-infantis e orfanatos em bairros da cidade de Abidjan, comemoração do dia das mães e da CEDEAO, ofertas de bens as crianças doentes, cerimónia de homenagem às mulheres da Côte d’Ivoire, auditoria financeira do GECMD-CI, entre outras tarefas.