Quinta-feira, Abril 25, 2024

DOM ZACARIAS CAMUENHO, ARCEBISPO EMÉRITO DO LUBANGO, LANÇOU ONTEM NO AUDITORIO DAS IRMAS PAULINAS A SUA PRIMEIRA OBRA LITETARIA ACREDITEI, POR ISSO FALEI REVISITANDO O PREMIO SACAROVO 2001.

Dom Zacarias Kamuenho o autor da obra apelou aos leitores a refletir em torno do livro para se construir um país verdadeiramente inclusivo.

Por: apostolado
0 comentário

 

Dom José Manuel imbamba Arcebispo de saurimo e presidente da conferência Episcopal de Angola e São Tome convidado a apresentar a obra fez saber que o livro este dividido em três partes. A primeira parte trás como primeiro assunto a urgência da revisão da constituição da República.

Zacarias Kamwenho (Chimbumbu, Bailundo, 5 de setembro de 1934) é um religioso católico angolano, arcebispo-emérito de Lubango e activista da Paz. Ele teve um papel relevante no processo de paz que conduziu ao fim da guerra civil de Angola, sendo Presidente da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Biografia

Foi ordenado presbítero a 9 de julho de 1961 e, desde logo, nomeado professor na Missão da Bela Vista, no Huambo, função exercida durante oito anos. Foi nomeado vice-reitor da instituição em 1970. Posteriormente foi nomeado reitor do Seminário Maior do Cristo-Rei do Huambo, acumulando a função de vigário-geral da Diocese do Huambo a 26 de agosto de 1974.

Foi nomeado bispo auxiliar de Luanda a 23 de novembro de 1974, altura em que recebeu a ordenação episcopal. A 10 de agosto de 1975 foi promovido a bispo titular e residencial de Sumbe, assumindo a Diocese de Sumbe. A 12 de novembro de 1995 foi colocado como arcebispo coadjutor com direito a sucessão na Arquidiocese de Lubango, tendo, a 15 de janeiro de 1997, sido nomeado titular da mesma arquidiocese pelo Papa João Paulo II, assumindo as funções em Lubango a 2 de fevereiro de 1997.

A 6 de setembro de 2009, após ter completado 75 anos de idade, recebeu o título de Arcebispo-emérito de Lubango, sendo o seu sucessor na Arquidiocese de Lubango, Dom Gabriel Mbilingi.

Oiça a reportagem da jornalista EDNA CABRAL no lançamento do livro.

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies