O julgamento de figuras proeminentes como do general Hélder Vieira Dias “Kopelipa” que teria início nesta terça-feira (10), no Tribunal Supremo, é um teste de fogo para o sistema judicial angolano.
O Docente Universitário, Gaspar Fernandes dos Santos, expressa preocupação de que o julgamento possa ser mais um exemplo de justiça selectiva, uma vez que muitos outros casos de corrupção envolvendo figuras poderosas ainda permanecem sem investigação.
“Se o sistema judicial falhar, a credibilidade do País na luta contra a corrupção sofrerá um golpe irreparável”, alerta Gaspar dos Santos.
Apesar do seu adiamento para 10 de Março de 2025, o mestre em economia afirma que neste momento não é apenas o destino dos arguidos que está em jogo, mas a própria integridade da justiça.
Quanto ao combate contra a corrupção Gaspar dos Santos, espera que a sociedade angolana se mobilize de forma efectiva e exija não apenas palavras, mas acções concretas na luta contra um dos maiores flagelos do País.
Lembrar que Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, é acusado pelo Ministério Público da prática dos crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influências.
Neste processo, são também arguidos o advogado Fernando Gomes dos Santos e as empresas Plansmart International Limited e Utter Right International Limited.