Aos 44 anos de idade, Mara Baptista Quiosa tornou-se, terça-feira, vice-presidente do MPLA com 97,5% dos votos. No Executivo, já ocupou funções relevantes com destaque para governadora nas províncias do Bengo, Cabinda e Cuanza-Sul. Conheça o perfil da número dois do partido dos “Camaradas” e a segunda mulher a chegar neste pódio.
Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa é filha de Artur João Baptista e Maria de Jesus Santiago Fernandes da Silva Baptista. Nasceu aos 13 de Junho de 1980.
É licenciada em Sociologia pela Universidade Agostinho Neto e mestre em Governação e Gestão Pública pela mesma instituição pública.
No que toca à experiência profissional, Mara Quiosa foi funcionária bancária e directora do Gabinete do administrador Municipal do Sambizanga.
Mara Quiosa, que ingressou nas fileiras do MPLA em 1999, já foi chefe de Secção do Comité Provincial da JMPLA, no Comité Nacional da JMPLA, chefe de Departamento Produtivo e Social do Comité Nacional da JMPLA, directora do Departamento de Cultura Recreação e
Desportos do Comité Nacional da JMPLA e deputada à Assembleia Nacional, entre outras referências no seio do partido e primeira secretária provincial do MPLA no Bengo, Cabinda e Cuanza-Sul.
No Executivo liderado pelo MPLA Mara Quiosa já exerceu os cargos de vice-presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, governadora das províncias do Bengo, Cabinda e Cuanza-Sul.
Mara Quiosa é, também, embaixatriz de Angola no Gana.