Quinta-feira, Abril 25, 2024

CHEFE DE EDUCAÇÃO NO BENGO AFIRMA QUE MUITAS DAS ESCOLAS PRIVADAS DA PROVÍNCIA “ESCONDEM-SE” NA ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS.

A afirmação foi feita pelo Chefe de Departamento de Ciências, Tecnologias e Inovação do Gabinete Provincial de Educação do Bengo, aquando de uma entrevista ao Jornal Apostolado Angola, afim de apurar mais informações em torno do impedimento dos mais de 350 alunos afectos a três escolas supostamente filiadas a Associação das Escolas Comunitárias (AEC), de realizarem provas de exame

Por: apostolado
0 comentário

José André disse que as referidas instituições foram várias vezes alertadas, por estarem a funcionar sem possuir qualquer licença, ou seja, à margem da lei.

“Algumas instituições privadas escondem-se na associação por esta ter um protocolo com o Ministério da Educação que lhes habilita a funcionar; mas repare que quer o decreto 37/23 de 9 de Fevereiro, quer o protocolo é bem claro, que as escolas pertencentes a associação das escolas comunitárias devem legalizar as suas instituições” alertou.

A província tem mais de 30 unidades escolares ilegais, estando uma boa parte em via de legalização aguardando apenas pela licença. O responsável fez saber que as instituições ora impedidas de realizarem exames constam da lista das ilegais, mas acrescenta que já foram várias vezes alertadas e aconselhadas a legalizarem-se “elas não vão reabrir se não legalizarem”.

O chefe de departamento informou ainda que aquele Gabinete Provincial tem estado a analisar e estudar junto dos pais e encarregados de educação, as melhores soluções para os alunos que perderam os exames, afim de não saírem prejudicados neste todo processo.

A Coordenação Geral da Associação das Escolas Comunitárias reagiu apenas dizendo que estão a aguardar o posicionamento da Ministra da Educação Luísa Mária Álves Grilo, bem como da Governadora da Província do Bengo Mária António Nelumba.

Repórter Delgado Teixeira

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies