Quarta-feira, Abril 24, 2024

“CATASTRÓFICO” E “DIFÍCIL DE ANTECIPAR”: TRÊS PESSOAS SUICIDAM-SE EM PORTUGAL TODOS OS DIAS

Para o psicólogo, cauteloso em toda a entrevista, falar sobre suicídio é "delicado" e "complexo". Afinal, é um fenómeno “catastrófico” tanto para quem morre como para "quem cá fica".

Por: apostolado
0 comentário

O suicídio é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Matam-se quase 800 mil pessoas todos os anos. Em Portugal, ainda há “muito a fazer” na área da saúde mental. No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a SIC Notícias falou com o psicólogo Miguel Ricou, membro da Ordem dos Psicólogos.

Em todo o mundo, uma pessoa suicida-se a cada 40 segundos. O suicídio não escolhe idade, género ou classe social. Em Portugal, é a causa de morte de, pelo menos, três pessoas todos os dias. Miguel Ricou, membro da Ordem dos Psicólogos, que encara o fenómeno como “complexo e delicado”, considera fundamental o acesso a profissionais. O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que se assinala a 10 de setembro, quer alertar para a importância da saúde mental.

O suicídio é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das principais causas de morte em todo o mundo. Morrem desta forma quase 800 mil pessoas todos os anos. Feitas as contas, corresponde a cerca de um suicídio a cada 40 segundos. Em Portugal, matam-se, pelo menos, três pessoas por dia, mas o número pode ser superior. As estatísticas são da Ordem dos Psicólogos. Este é um tema ainda “tabu e delicado”, reconhecem os profissionais.

Desesperança, solidão e pessoas em “enorme sofrimento”. São três “vetores” apresentados por Miguel Ricou, presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses, à SIC Notícias. Perante estes fatores, os idosos são, “genericamente”, pessoas que poderão ser mais propícias ao suicídio. Mas este “acidente” afeta pessoas de todas as idades. As “alturas de crise” são também de maior risco, assim como pessoas com uma “tristeza patológica”. FONTE: SICNOTICIAS

You may also like

O Apostolado Angola - Ontem, Hoje, amanhã e Sempre - Informação Com Credibilidade

O Apostolado – Jornal da Actualidade da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, é um site de notícias e representa o ponto de vista a CEAST com relação aos notícias local e internacional.

2023 –  Direitos Reservados. Jornal o Apostolado.  Developed by TIIBS, Lda – TIIBS, Lda – Technology Consultants

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies